Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Museu da TAM será reaberto

O Museu Asas de um Sonho, conhecido também como Mu­seu da TAM, em São Carlos será reaberto. Na última quarta-feira (1º), o prefeito de São Carlos, Airton Garcia e o presidente da Associação Asas de um Sonho, João Amaro, assinaram um protocolo de intenções. Con­siderado o maior da América Latina no segmento de aviação e o maior acervo particular do mundo, o Museu foi aberto ao público em novembro de 2006, fechou em 2008 para reforma, reinaugurou em 2010 e encer­rou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016. Agora, deve reabrir em maio.

O Museu foi aberto ao público em novembro de 2006, fechou em 2008 para reforma, reinaugurou em 2010 e encerrou novamente as atividades em 29 de janeiro de 2016. Agora, deve reabrir em maio

Em 2022, o empresário João Amaro iniciou os trabalhos para viabilizar a reabertura do espaço. O então diretor de Turismo de São Carlos, Luís Antônio Gar­mendia, hoje secretário adjunto do Trabalho, Emprego e Renda, soube da intenção e procurou o empresário. “Consultei o pre­feito se poderíamos apoiar o co­mandante João Amaro, e recebi o sinal verde para começarmos o trabalho”, explicou Garmendia.

Inaugurado em 2010, o museu contava com um acer­vo de 90 aeronaves, além da reserva técnica, assim como diversos itens que retratam a história da aviação no Brasil e no mundo. Desde então, mes­mo fechado, o Museu conti­nuou a receber doações, e hoje são mais de 100 aeronaves.

“Nosso acervo padece de maiores cuidados porque, mesmo preservado, sofre a ação do tempo e seria impos­sível manter sem o apoio do poder público”, explica o em­presário João Amaro.

Para o prefeito Airton Gar­cia o fato da reabertura do Mu­seu ao público é importante para todo mundo. “A cidade ganha, a região ganha, o Brasil inteiro ganha. No Museu há vários aviões históricos, usa­dos por nossa Força Aérea na Segunda Guerra Mundial e aviões que representam a in­dústria brasileira. A reabertura vai movimentar o turismo em São Carlos”, avaliou.

“A nossa ideia, inicialmen­te, é abrir para visitação públi­ca aos finais de semana com agendamento, com entrada gratuita. Também queremos estabelecer um calendário para a visitação de alunos das esco­las públicas e particulares. Pre­tendemos reabrir o Museu até maio”, explicou a secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Dani Favoretto Valenti.

Tratores
O secretário de Governo, Netto Donato, disse que o em­presário João Amaro também confirmou que na reabertura do Museu vai trazer os tratores do seu acervo particular. “Ele vai criar um memorial do tra­tor, vai expor tratores antigos como os números 1, 2 e 4 da CBT, fora de outras marcas. Sem dúvida, essa reabertura é muito importante para o mu­nicípio em vários aspectos. Agradecemos também a co­laboração da LATAM, funda­mental para a reabertura do Museu com a gestão munici­pal”, finalizou Donato.

Entre as aeronaves do Mu­seu estão os icônicos Super­marine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thun­derbolt, Messerschmitt Bf 109, MiG-21, Dassault Mira­ge III, Lockheed Constellation e Fokker 100. O investimento por parte da prefeitura de São Carlos para a manutenção do Museu deve ser de aproxima­damente R$ 700 mil por ano.

Passeio pelo Museu da TAM
O fotógrafo do Tribuna Ribeirão, Alfredo Risk, visitou o Museu Asas de um Sonho, conhecido também como Museu da TAM, em São Carlos, na época em que ele estava aberto ao público e registrou algumas das principais atrações. Confira:

Postagens relacionadas

Entidades pedem veto a reajuste

William Teodoro

Mulheres ganham 19% a menos em SP 

William Teodoro

Mais de 100 cães e gatos aguardam por uma família em evento de adoção

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com