Tribuna Ribeirão
Saúde

Aprovada vacina contra a dengue de uso amplo

REDES SOCIAIS/REPRODUÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quinta-feira, 2 de março, uma nova vacina contra a dengue, desenvolvida pela far­macêutica japonesa Takeda. O produto, batizado de Qdenga, teve eficácia de 80% nos estudos clínicos. É o segundo imunizan­te contra a doença a receber re­gistro no Brasil, mas o primeiro que poderá realmente mudar o curso das epidemias da doença.

Isso porque a primeira vaci­na, do laboratório Sanofi Pasteur e aprovada no País em 2015, foi descartada pela maioria dos pa­íses como estratégia de preven­ção por ser recomendada apenas para quem já contraiu algum so­rotipo da dengue, já que aumen­ta a ocorrência da forma grave da doença em pessoas nunca antes infectadas pelo vírus. Ela ainda pode ser aplicada somen­te para o público de 9 a 45 anos.

Já o imunizante da farma­cêutica japonesa é indicado para pessoas de 4 a 60 anos, com ou sem histórico prévio de dengue. O produto protege contra os quatro sorotipos do vírus trans­mitido pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a An­visa, a vacina será administrada via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O Ministério da Saúde estuda a inclusão do imunizante no ca­lendário nacional de vacinação.

“A demonstração da eficácia da vacina Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3, randomizado e con­trolado por placebo, conduzido em países endêmicos para den­gue com o objetivo de avaliar a eficácia, segurança e imunoge­nicidade da vacina”, justificou a Anvisa ao anunciar a aprovação.

De acordo com a Takeda, os estudos clínicos da Qdenga tive­ram 28 mil participantes, com acompanhamento de mais de quatro anos dos voluntários da última fase do estudo. Além da eficácia geral de 80,2%, o imu­nizante alcançou 90,4% de pro­teção contra hospitalizações pela doença 18 meses após a vacina­ção. A Qdenga é feita com vírus vivo atenuado do sorotipo 2 do vírus da dengue.

A Anvisa destacou que o imunizante recebeu recomen­dação positiva da agência sa­nitária europeia (EMA) e teve sua comercialização aprovada no continente em dezembro do ano passado. Ainda de acordo com a Anvisa, a análise técnica que embasou a aprovação da vacina contou com um painel de discussão com especialistas no tema, realizado em janeiro.

A Takeda entrou com pe­dido de registro na Anvisa em 2021. O processo, segundo a agência, foi demorado porque foram solicitados dados com­plementares. A vacina, diz a agência, “segue sujeita ao moni­toramento de eventos adversos por meio de ações de farmaco­vigilância sob a responsabilida­de da empresa”.

Ainda não há previsão de quando a vacina estará dispo­nível no mercado. Antes, ela precisará passar pelo processo de precificação junto à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que costuma durar meses. Também não é possível dizer ainda se o produto será incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ser oferecido em campa­nhas nacionais de vacinação.

Para isso, uma avaliação de custo-efetividade é feita pela Comissão Nacional de Incorpo­ração de Tecnologias (Conitec), instância vinculada ao Ministério da Saúde. Dessa forma, é impro­vável que o produto esteja dispo­nível já para a atual temporada de alta de casos, que tradicional­mente vai de fevereiro a abril.

A vacina do Instituto Butan­tan, única a entrar na fase final de estudos além dos produtos da Sanofi e Takeda, registrou 79,6% de eficácia nos testes de fase 3, conforme dados preliminares, mas só deverá ter sua pesquisa concluída e resultados finais co­nhecidos em 2024.

Postagens relacionadas

Agendamento de vacinação contra Covid em pessoas com comorbidades de 30 a 39 anos (1ª DOSE) será aberto nesta terça-feira, 1º de junho

Redação 1

Novo grupo de idosos será vacinado

Redação 1

Pradópolis realiza testes em massa para Covid no fim de semana

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com