Tribuna Ribeirão
Política

Nogueira reassume prefeitura no dia 6

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) embarcou, na Quarta­-Feira de Cinzas, 22 de feverei­ro, para a Colômbia em viagem oficial organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade da qual é secretário-ge­ral. O tucano visitou as cidades de Medellín e Bogotá e deve reassumir (presencialmente) a prefeitura de Ribeirão Preto na segunda-feira, 6 de março.

O prefeito foi conhecer as políticas públicas que tornaram o país uma referência na Amé­rica do Sul em mobilidade, ino­vação, intervenção urbana, polí­ticas sociais, segurança e atração de investimentos. Não haverá custo para o município, já que as despesas com viagem e hospe­dagem são bancadas pela Frente Nacional dos Prefeitos.

“Medellín possui uma his­e associadas à violência, foram implantadas escadas elétricas que promoveram ligação entre os bairros além de melhorias do transporte público e da criação de parques e cinturões verdes”, destaca Nogueira.

O vice-prefeito Daniel Gob­bi (PP) – também secretário de Planejamenrto e Desenvlvi­mento Urbano – não assumiu a prefeitura interinamente. Ofício foi enviado para a Câmara de Vereadores. Esta é a primeira viagem internacional do tucano neste ano e a quarta desde o iní­cio de 2022. Entre 10 e 16 de de­zembro, o chefe do Executivo de Ribeirão Preto e secretário-geral da FNP esteve na Alemanha, onde participou de encontro realizado pela Fundação Kon­rad Adenauer (KAS).

Em novembro, esteve em Barcelona, na Catalunha, Es­panha, onde participou do Smart City Expo World Con­gress, entre os dias 14 e 18. Em junho foi para o México liderando uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitos. Participou do Smart City Expo Latam Congress 2022.

Entre 14 e 19 de novembro de 2021, foi para Barcelona, onde também participou da Smart City Expo World Con­gress. Ficou ausente de Ribei­rão Preto durante uma semana. Como permaneceu no exterior por menos de 15 dias, o vice­-prefeito Daniel Gobbi não assu­miu a prefeitura interinamente.

A Lei Orgânica do Mu­nicípio (LOM) – a chamada “Constituição Municipal” – permite vacância do cargo por este período sem a necessidade do vice-prefeito assumir. Entre 29 de setembro e 8 de outubro de 2021, o vice-prefeito Daniel Gobbi permaneceu interina­mente no comando da prefeitu­ra de Ribeirão Preto.

Duarte Nogueira passou nove dias longe da cidade. Este­ve no México. A viagem tinha o mesmo “modus operandi”: inte­grante da comitiva da FNP, tam­bém foi participar de um evento sobre cidades inteligentes, o En­contro Smart Cities, que reuniu autoridades de vários países de todos os continentes.

No primeiro mandato de Duarte Nogueira (2017-2020), o então vice-prefeito e promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa (PPS, atual Cidadania) assumiu a prefeitura de Ribeirão Pre­to por sete dias, entre 8 e 14 de julho. À época, o motivo foi a viagem do prefeito a Nova York, nos Estados Unidos, para visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conhecida até o final dos anos 1980 pelos cartéis de co­caína de Cali e Medellín – do narcotraficante Pablo Escobar (1949-1993) –, a segunda maior cidade da Colômbia se tornou referência em transporte público eficiente, integrado e sustentável. Em 30 de novembro de 1995, a cidade deu o primeiro passo neste sentido ao inaugurar o metrô de Medellín.

Depois do metrô vieram teleférico, bonde, ônibus e até bicicletas, tudo integrado para permitir que o cidadão se loco­movesse de forma mais rápida e mais barata. O programa de mo­bilidade implantado lá tornou a Colômbia referência no setor.

Postagens relacionadas

Racha no Grupo dos 17 pode provocar reeleição

Redação 1

RP multa 33,6 mil motoristas na pandemia

Redação 1

Joice: infelizmente decreto de armas foi derrubado, mas respeito decisão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com