O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) embarcou, na Quarta-Feira de Cinzas, 22 de fevereiro, para a Colômbia em viagem oficial organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade da qual é secretário-geral. O tucano visitou as cidades de Medellín e Bogotá e deve reassumir (presencialmente) a prefeitura de Ribeirão Preto na segunda-feira, 6 de março.
O prefeito foi conhecer as políticas públicas que tornaram o país uma referência na América do Sul em mobilidade, inovação, intervenção urbana, políticas sociais, segurança e atração de investimentos. Não haverá custo para o município, já que as despesas com viagem e hospedagem são bancadas pela Frente Nacional dos Prefeitos.
“Medellín possui uma hise associadas à violência, foram implantadas escadas elétricas que promoveram ligação entre os bairros além de melhorias do transporte público e da criação de parques e cinturões verdes”, destaca Nogueira.
O vice-prefeito Daniel Gobbi (PP) – também secretário de Planejamenrto e Desenvlvimento Urbano – não assumiu a prefeitura interinamente. Ofício foi enviado para a Câmara de Vereadores. Esta é a primeira viagem internacional do tucano neste ano e a quarta desde o início de 2022. Entre 10 e 16 de dezembro, o chefe do Executivo de Ribeirão Preto e secretário-geral da FNP esteve na Alemanha, onde participou de encontro realizado pela Fundação Konrad Adenauer (KAS).
Em novembro, esteve em Barcelona, na Catalunha, Espanha, onde participou do Smart City Expo World Congress, entre os dias 14 e 18. Em junho foi para o México liderando uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitos. Participou do Smart City Expo Latam Congress 2022.
Entre 14 e 19 de novembro de 2021, foi para Barcelona, onde também participou da Smart City Expo World Congress. Ficou ausente de Ribeirão Preto durante uma semana. Como permaneceu no exterior por menos de 15 dias, o vice-prefeito Daniel Gobbi não assumiu a prefeitura interinamente.
A Lei Orgânica do Município (LOM) – a chamada “Constituição Municipal” – permite vacância do cargo por este período sem a necessidade do vice-prefeito assumir. Entre 29 de setembro e 8 de outubro de 2021, o vice-prefeito Daniel Gobbi permaneceu interinamente no comando da prefeitura de Ribeirão Preto.
Duarte Nogueira passou nove dias longe da cidade. Esteve no México. A viagem tinha o mesmo “modus operandi”: integrante da comitiva da FNP, também foi participar de um evento sobre cidades inteligentes, o Encontro Smart Cities, que reuniu autoridades de vários países de todos os continentes.
No primeiro mandato de Duarte Nogueira (2017-2020), o então vice-prefeito e promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa (PPS, atual Cidadania) assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto por sete dias, entre 8 e 14 de julho. À época, o motivo foi a viagem do prefeito a Nova York, nos Estados Unidos, para visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conhecida até o final dos anos 1980 pelos cartéis de cocaína de Cali e Medellín – do narcotraficante Pablo Escobar (1949-1993) –, a segunda maior cidade da Colômbia se tornou referência em transporte público eficiente, integrado e sustentável. Em 30 de novembro de 1995, a cidade deu o primeiro passo neste sentido ao inaugurar o metrô de Medellín.
Depois do metrô vieram teleférico, bonde, ônibus e até bicicletas, tudo integrado para permitir que o cidadão se locomovesse de forma mais rápida e mais barata. O programa de mobilidade implantado lá tornou a Colômbia referência no setor.