Por: Adalberto Luque
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto vai realizar, entre 13 e 31 de março, o 1º Curso de Cinotecnia Básica. Voltado para agentes de segurança pública, o treinamento disponibiliza 40 vagas.
De acordo com a GCM, serão três semanas de curso ministrado por agentes que integram o canil de Ribeirão Preto e de cidades como Jundiaí, Itu, Nova Odessa, Rio Claro e Monte Mor.
O curso vai promover atividades práticas e teóricas, onde serão tratados temas como Manejo Sanitário e Nutricional, Obediência Avançada Prática, Legislação do Emprego do k9 (cão policial), entre outros temas.
“O 1º Curso de Cinotecnia Básica é um evento único na nossa região, pois, até então, buscávamos essa certificação em outras cidades. Isso demonstra que nosso canil está bem preparado para atender ocorrências e passar os conhecimentos para outros agentes. Além da capacitação, o evento promoverá a integração entre as forças de segurança de todo o país”, explicou o coordenador operacional da GCM e do Canil, agente Luchetti.
Cinotecnia, tema do curso, é o conjunto de técnicas de treinamentos de cães para ações de segurança pública, incluindo detecção de artefatos explosivos e drogas, além de rastreamento de pessoas, captura e imobilização de suspeitos.
Para participar, cada um dos inscritos doou 12 litros de leite que serão distribuídos para instituições de assistencialismo da cidade. Os participantes também devem participar de uma campanha de doação de sangue. Já confirmaram participantes de estados como Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e outros estados.