Celebrando a diversidade e a qualidade da literatura nacional, a Biblioteca Sinhá Junqueira tem como tema no mês de março “A Força da Literatura Brasileira”, trazendo como destaque a escritora e poetisa Ryane Leão, que participa de uma roda de conversa no espaço para falar sobre seu trabalho, que já está entre os grandes nomes da literatura nacional.
Ryane tem duas obras publicadas, estreando com “Tudo nela brilha e queima” e o mais recente “Jamais peço desculpas por me derramar”. É conhecida pela página de poemas Onde Jazz Meu Coração, que conta com mais de 180 mil seguidores. Será em 25 de março, sábado, às 19 horas.
A programação ainda conta com oficina de bordado, chorinho, palestras, jogos interativos, música, teatro, lançamento de livros, clube de leitura, contações infantis e mais. Neste sábado, dia 4, tem o evento “Celebrando o Choro”, com o grupo Choro da Casa, às onze horas, além de exibição do curta-metragem “Amarrom: afeto, afetado pela colonização”, seguido de roda de conversa com Matheus Amaral. Será às 14 horas.
Ainda neste sábado, às 16 horas, tem lançamento do livro “Mulheres assentadas: mães de todas as lutas” e oficina de literatura engajada e comunicação comunitária com a escritora e jornalista Tamiris Volcean. Na quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o coral feminino Zênite, da Universidade de São Paulo (USP), fará uma apresentação, às 13 horas.
À noite, haverá o projeto “Roda de Comunicação Consciente”, com Nádia Gomes, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, com o tema “O que é ser mulher?”. Será às 19 horas. Na quinta-feira (9) tem recitais de música da USP, às 19 horas. No dia 11 de março, o projeto “Música na BSJ” apresenta o instrumentista Joca Vita, às 15h30.
Às 16h30 será a vez de Régis Martins & Cia Fantasma participarem do mesmo projeto, às 16h30. No dia 17 acontece o 3° Festival Ribeirão Cena Contemporânea de Teatro, com a companhia Los Muchos tchátchátchá, às 16 horas. As Soberanas do Samba se apresentam no dia 18, às 16 horas. No dia 30 haverá o lançamento de livro de poesia com o escritor Perci Guzzo, que já foi articulista do Tribuna. Será às 18 horas.
A Biblioteca Sinhá Junqueira atende de terça-feira a sábado, das nove às 18 horas, mas estende o horário para eventos especiais. Fica na rua Duque de Caxias nº 547, no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O telefone da BSJ é (16) 3323-7173. Para mais informações e para consultar a programação completa da BSJ, acesse www.bsj.org.br. Todas as atividades são gratuitas.