Tribuna Ribeirão
Economia

Em 2022 – Bares e restaurantes criam 150 mil vagas

O setor de Alojamento e Alimentação criou 181 mil novos empregos em 2022, che­gando a 5,34 milhões de traba­lhadores, o maior número para o último trimestre desde 2019, quando foram registrados 5,75 milhões. Nos estabelecimen­tos do setor de alimentação fora do lar (que representam cerca de 85% do setor), foram mais de 150 mil novos em­pregos de saldo em 2022.

O levantamento foi feito com base nos dados da Pes­quisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Econo­mia e Estatística (IBGE), na terça-feira, 28 de fevereiro, e organizados pela Associação Brasileira de Bares e Restau­rantes (Abrasel).

“O número de contrata­ções pode ser ainda maior, uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o se­tor de bares e restaurantes”, diz Paulo Solmucci, presidente­-executivo da Abrasel.

No entanto, Solmucci ale­ga que o setor ainda sofre os efeitos da pandemia e da falta de “um programa robusto de recuperação por parte do go­verno”. “Mais da metade dos estabelecimentos não con­segue ainda trabalhar com lucro, o que é muito preocu­pante”, completa Solmucci. O salário médio no setor subiu acima da média geral do país, com ganho de 9,6%, passan­do a R$ 1.820 (a média geral foi de alta de 8,3%).

Postagens relacionadas

Saque do abono vai até dia 30 de junho

Redação 1

Gasolina vai ficar mais cara no país

William Teodoro

Agricultura: preço da arroba do boi gordo cai 15% em dezembro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com