O prefeito de Ribeirão Preto embarcou na quarta-feira,22 de fevereiro, para a Colômbia em viagem oficial organizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Naquele país, Nogueira visitará as cidades de Medellín e Bogotá onde irá conhecer as políticas públicas que tornaram a Colômbia uma referência na América do Sul em mobilidade, inovação, intervenção urbana, políticas sociais, segurança e atração de investimentos.
A ausência de Nogueira acontece até o dia 4 de março e os custos com a viagem e hospedagem naquele país não será bancado pelo município. Durante sua viagem ninguém assumirá seu cargo interinamente. Oficio sobe a vigem foi enviado para a Câmara de Vereadores.
Conhecida até o final dos anos 1980 pelo cartel do narcotraficante Pablo Escobar, Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia se tornou referência em transporte público eficiente, integrado e sustentável. Em 30 de novembro de 1995, a cidade deu o primeiro passo neste sentido ao inaugurar o Metrô de Medellín.
Depois do metrô vieram teleférico, bonde, ônibus e até bicicletas, tudo integrado para permitir que o cidadão se locomovesse de forma mais rápida e mais barata. O programa de mobilidade implantado lá tornou a Colômbia referência no setor.