Por: Adalberto Luque e Alfredo Risk
Os moradores dos bairros Condomínio Vale do Piripau e do novo bairro Parque das Gaivotas, no extremo Leste de Ribeirão Preto, continuam sem poder usar o acesso ao local, pela Avenida Alfredo Ravanelli. As águas continuaram impedindo o acesso dos moradores na manhã desta quinta-feira (23).
Utilizando um drone, o repórter fotográfico do Tribuna, Alfredo Risk, constatou que, além do acesso, a antiga estrada velha que estava sendo usada como alternativa, passando sob a lateral do pontilhão da linha férrea, também está alagado.
A única alternativa segue mesmo sendo passar por uma propriedade rural, aumentando o trajeto que levaria menos de um minuto em quase meia hora. Com a previsão de continuidade de chuvas fortes nos próximos dias, a situação deve permanecer inalterada, a menos que a prefeitura faça uma intervenção, drenando a água do acesso.
A área alagada, no acesso aos bairros, foi construída rebaixada, para não haver necessidade de mexer no pontilhão. O problema, neste caso, é que a lagoa de contenção, localizada a menos de 100 metros da área alagada, está em nível mais alto e a água não tem escoamento. No último domingo (19) uma caminhonete tentou passar pelo local, mas não conseguiu. Teve uma pane mecânica e foi quase que totalmente encoberta pela água.
A Prefeitura divulgou uma nota a respeito: “Informamos que a equipe da infraestrutura está trabalhando novamente no local. Ajustando o desvio para que os moradores possam se locomover. Informamos ainda que esse problema é estrutural causado pelo lançamento das águas de drenagem do parque das gaivotas na lagoa de detenção do bairro Orlando Jurca. Ressaltamos que já está sendo realizado projeto para solucionar o problema de forma definitiva.”