Tribuna Ribeirão
Política

Instituto Federal – Audiência discute unidade do IFSP

A Câmara de Ribeirão Preto realizará na próxima se­gunda-feira, 27 de fevereiro, audiência pública para discutir a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia na cidade. A reu­nião foi proposta e será condu­zida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Interna­cionais e de Consumo do Legis­lativo, presidida pela vereadora Duda Hidalgo (PT) e que tem como integrantes André Rodi­ni (Novo) e Maurício Gasparini (União Brasil).

A audiência será realizada as 18h30 no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 1.200, Vila República. A Câmara tam­bém terá uma Comissão Es­pecial de Estudos (CEE) para acompanhar as tratativas sobre a possível instalação do IFSP em Ribeirão Preto.

Proposta por Alessandro Maraca (MDB), será composta também por Maurício Gaspari­ni e Renato Zucoloto (PP). De acordo com o requerimento aprovado no dia 17, a prefeitura de Ribeirão Preto já tentou, por pelo menos duas vezes, a cessão de terreno público para a cons­trução do instituto na cidade e, considerando que após várias tentativas e notificações não houve êxito, a criação da comis­são ajudará nas discussões e en­caminhamentos para viabilizar a instalação.

Alessandro Maraca disse ao Tribuna que os diretores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), pro­prietária do imóvel do Colégio Metodista de Ribeirão Preto, visitarão a cidade no dia 27 de fevereiro, dia da audiência.

A visita tem como foco a apresentação, às autoridades do município, das condições do imóvel e envolve conversas so­bre a possibilidade de aquisição do prédio pela prefeitura.

Segundo Maraca, o prefei­to Duarte Nogueira (PSDB) será convidado a participar da visita ao espaço. A ideia é ins­talar no local uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. No dia 9 de fevereiro, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, esteve no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefei­tura de Ribeirão Preto.

Ele discutiu o assunto com Nogueira e Maraca. O deputa­do federal Ricardo Silva (PSD) também está empenhado no caso e já se reuniu com o minis­tro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como já ha­via feito Duda Hidalgo. O Ins­tituto Federal não tem recursos para construir uma unidade na cidade, mas poderia implantar um polo desde que já tivesse um local disponível e pronto, como é o caso do imóvel do an­tigo Colégio Metodista.

Neste caso, o IFSP investiria na estrutura humana e na ma­nutenção do novo polo. Uma das mais tradicionais escolas da cidade, o Colégio Metodista encerrou suas atividades no co­meço do ano passado. O anún­cio ocorreu em 21 de janeiro de 2022. A escola de 123 anos foi fundada por Leonora Smith no final do século XIX, em 1899. A sede da histórica instituição fica na rua Florêncio de Abreu nº 714, no Centro de Ribeirão Preto, onde atendia havia 108 anos, desde 1914.

O fechamento ocorreu por problemas financeiros da enti­dade, duramente afetada pela pandemia de coronavírus, de acordo com informações da Rede Metodista, mantenedo­ra da escola. A crise começou em 2015 e teve início com a mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas foi agravada com a pandemia de coronavírus.

Em 29 de novembro, a pre­feitura revogou a lei comple­mentar nº 2.629, de 9 de de­zembro de 2013, que autorizou a cessão de direito real de uso da área onde fica a Escola Mu­nicipal de Ensino Profissional Básico Doutor Celso Charu­ri, no Planalto Verde, na Zona Oeste, para o IFSP. A revogação foi aprovada pela Câmara de vereadores no dia 17 de no­vembro. A escola é ligada à rede municipal de ensino.

Pela lei de 2013, com a concessão o instituto instalaria uma escola profissionalizante ou abriria salas de aula no atual prédio. A cessão seria pelo pra­zo de 60 anos e as obras teriam que ser iniciadas em no máxi­mo três anos após a sanção da lei. Em de 17 de abril de 2018, em resposta a ofício da Secreta­ria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, a reitoria do Instituto Federal de Educação desistiu do campus.

Postagens relacionadas

Bolsonaro diz que às vezes ‘embrulha estômago’ para cumprir lei

William Teodoro

Homem diz ter sido sequestrado por engano em RP

Luque

Bolsonaro projeta sigla para acirrar polarização

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com