Iniciamos na semana passada o recapeamento de 80 travessas da cidade. Por se tratarem de vias mais curtas e mais estreitas acabam ficando fora das licitações por questões técnicas e que agora são atendidas por licitação específica para receber o asfalto novo, que já contempla milhares de quilômetros da cidade, por meio do programa Ribeirão Mobilidade. Reivindicações de moradores que têm suas casas nestas travessas, não recebiam atendimento há décadas, justamente pela dificuldade na hora de licitar. Visitando uma das travessas que recebe asfalto novo, ouvi relato de que o local não recebe nova pavimentação asfáltica há mais de 75 anos.
Há cerca de dois anos, levamos asfalto novo para 75 travessas da nossa cidade. Agora, mais 80 foram contempladas. Geralmente, são ruas mais estreitas, em bairros mais antigos da cidade, e a maioria dessas travessas nunca tinha recebido esse cuidado. Além disso, também estamos levando asfalto novo para ruas e avenidas de todas as regiões da cidade. Até agora, considerando os trechos que já estão em licitação, teremos 101 quilômetros de asfalto novo em toda a nossa cidade.
Os trechos das travessas que agora são recapeados somam quase 48 mil metros, que equivale a mais de dez quilômetros de vias com asfalto novo. O trabalho está sendo realizado em nove bairros da cidade: Campos Elíseos, Ipiranga, Vila Tibério, Vila Seixas, Santa Cruz, Jardim Paulista, Sumarezinho, Vila Amélia e Vila Virgínia. O valor investido é de aproximadamente R$ 2,5 milhões e a previsão é que em até 60 dias todas as 80 travessas já tenham recebido asfalto novo.
O recapeamento das travessas integra o programa Ribeirão Mobilidade, que abrange mais de 30 intervenções viárias planejadas para melhorar a acessibilidade e a segurança no trânsito. Ao todo, mais de 180 trechos de ruas, travessas e avenidas espalhadas por 23 bairros de várias regiões da cidade já receberam ou receberão asfalto novo. Além disso, o programa Ribeirão Mobilidade abrange grandes obras viárias cuja meta é desafogar o trânsito, melhorar a mobilidade das pessoas e agilizar o transporte público, que está ganhando corredores de ônibus nas principais vias.
As grandes intervenções viárias compreendem viadutos, pontes, passarelas de pedestre e os corredores de ônibus que incluem ciclovias e canteiros, além de obras de prolongamento, duplicação e adequação de avenidas. Dessas, 17 grandes obras já estão totalmente prontas e já representam significativo ganho de rapidez e segurança no tráfego de veículos e, com isso, cumprem seu principal objetivo, que é reduzir o tempo gasto nos deslocamentos para sobrar mais tempo para o lazer, os estudos, a convivência familiar e com amigos.
O Ribeirão Mobilidade é fundamental para melhorar e modernizar o trânsito da cidade e evitar o seu estrangulamento. Por isso recebe complementação, como a que estamos iniciando agora e com a abertura de quatro novas licitações para a contratação das empresas que deverão executar os novos trechos de vias, como o corredor de ônibus na avenida Castelo Branco; corredor na Costábile Romano, com ciclovia na Maurílio Biagi; corredor no Quadrilátero Central e viaduto na avenida Brasil sobre a avenida Mogiana.
Uma cidade que cresce e se desenvolve com a velocidade de Ribeirão Preto precisa de novos projetos de mobilidade constantemente. E necessita de obras em grandes avenidas, ruas de bairros e travessas existentes em toda a cidade. Há prioridade de se solucionar os problemas de vias mais movimentadas, mas as que têm menos movimento também merecem o conforto de um bom pavimento. E nisso também vamos todos juntos, sem deixar ninguém para trás.