Flagrantes da história de Ribeirão
Em um domingo de sol cáustico funcionários da prefeitura estavam procedendo à limpeza da tubulação de águas pluviais da rua Saldanha Marinho. Tudo tranquilo sem perspectivas de problemas no horizonte. Eis que, de repente, alguns trabalhadores sentiram problemas no ar e começaram a desmaiar. Um deles que estava mais lúcido chamou por socorro dos vizinhos. Chamaram os Bombeiros. Um dono de loja de calçados, Feira dos Calçados, Romualdo Simões Florio teve a coragem de ir para dentro do tubulão e conseguiu retirar um ou dois trabalhadores. Chegou o socorro dos Bombeiros com o cabo Adriano que também socorreu com seus conhecimentos técnicos outros que se encontravam na missão de zelar pelo setor urbano.
Respiração artificial
O bombeiro iniciou respiração artificial, boca a boca, enquanto Romualdo tentava auxiliar dentro de suas possibilidades ao profissional qualificado. Conseguiram salvar alguns e depois se soube que outros perderam suas vidas.
Homenagens
Os que procederam ao salvamento foram homenageados pela Câmara Municipal e o bombeiro, além dos méritos documentais do Legislativo foi também objeto de homenagem de seus colegas. Ribeirão Preto tem muitos fatos para que nós nos orgulhemos. Relato breve de um ato de coragem e desprendimento. Anotem.