No final de janeiro deste ano, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) concluiu a implantação do Programa de Leitura e Emissão Instantânea de Contas da Secretaria, atendendo agora todos os imóveis da cidade. Com esse serviço, é possível que o usuário acompanhe o seu consumo em tempo real e possa tirar algumas dúvidas sobre a sua conta.
A Saerp administra cerca de 210 mil ligações de água e tem previsão de receita para este ano de R$ 495.756.561, segundo a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em dezembro de 2022.
“O nosso cronograma era implantar o programa em 100% dos imóveis no primeiro trimestre de 2023. Com uma equipe capacitada como a nossa da Leitura, conseguimos concluir a implantação logo no primeiro mês e atender todo o município”, explica o diretor comercial e financeiro da Saerp, Marcus Berzoti.
A Leitura e Emissão Instantânea de Contas é um dos investimentos da Secretaria Municipal de Água e Esgoto para otimizar a entrega da conta de água, pois os leituristas podem realizar um pré-atendimento com o usuário, sobre o seu consumo e valores.
“Uma dúvida muito comum é sobre a medição do consumo. As nossas contas não são referentes ao mês de pagamento, mas a um período anterior. A conta com vencimento em fevereiro, não é sobre o consumo de água nesse mês, mas no anterior”, diz o responsável pela Leitura, João Mariotti.
“E isso, assim como outras dúvidas, são explicadas aos usuários, o que mostra um resultado positivo da implantação desse programa em Ribeirão”, emenda. Esse serviço é realizado diariamente nos bairros da cidade, de acordo com cada programação, podendo ser acompanhada a data da Leitura nas regiões pelo 0800-1150115. A Saerp opera cerca 120 poços que abastecem a cidade.