Jogo de números e grupos
Faltam três rodadas da 1ª fase do Paulistão, que classifica oito times e rebaixa dois. Os maiores candidatos ao rebaixamento são Ferroviária e Ituano na Zona de Rebaixamento com 5 e 6 pontos e Portuguesa, fora da ZR, mas também com 6 pontos. A Portuguesa enfrenta Santos, São Bento e Mirassol. O Ituano tem ainda quatro jogos: Santo André, São Bernardo, Bragantino e Santos. A Ferroviária pega Guarani, Palmeiras e Internacional. Ainda correm risco: Guarani (9), Santos e Internacional (10 pontos).
Classificação…
Palmeiras e Corinthians estão classificados, nos grupos C e D, aguardam definição do 2º colocado do próprio grupo, que será o adversário nas quartas de final. O Botafogo enfrenta o São Bernardo neste domingo (19), uma vitória pode garantir sua classificação. Se não conseguir, terá mais duas chances: contra Água Santa também fora de casa e São Paulo em casa. O Botafogo é líder do Grupo A com 14 pontos, mas todos de seu grupo ainda têm chance: Bragantino (14), Internacional (10) e Santos (10).
Ironia…
Times ameaçados pelo descenso ainda podem se classificar. O Botafogo é exemplo de como é injusta a fórmula do Paulistão. Em 2022 com 18 pontos foi 3º do grupo, não se classificou, mas estaria classificado nos outros grupos. Agora é líder do grupo, mas com 14 pontos, nos outros grupos, não se classificaria. Exceção do Grupo C, único que o 2º colocado tem menos de 14 pontos. Com derrota ou empate de Santos e Internacional hoje contra Portuguesa e Água Santa, o Botafogo se classifica amanhã, se vencer.