A Secretaria de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp) concluiu, no final de janeiro, a implantação da Leitura e Emissão Instantânea de Conta da Saerp para todos os consumidores. Implantada em novembro do ano passado – com fiscalização a partir de dezembro – a Área Azul Digital já funciona regularmente com economia de tempo para motoristas e agilidade no sistema de cobrança do estacionamento rotativo. São estes dois exemplos claros de utilização da tecnologia em favor do cidadão, com aumento palpável da eficiência do serviço público prestado.
Muitos outros serviços contam com tecnologia de ponta e modernidade para tornar a cidade mais rápida e global sem deixar de ser acolhedora. Os dois serviços recentes até poderiam ter sido implantados antes, por administrações anteriores às nossas gestões, mas acabaram relegadas ao segundo plano e agora recuperamos o tempo perdido com a adoção de medidas que levaram às suas implantações. Para segurança dos dois serviços eles foram implantados de forma gradativa, principalmente no caso da conta de água, para a correção de possíveis falhas no decorrer da implantação.
Com a implantação do sistema da Leitura e Emissão Instantânea da conta, há economia considerável de recursos humanos. O leiturista que precisava ir duas vezes no mesmo imóvel – para fazer a leitura e, depois, entregar a conta – vai apenas uma vez agora. Com o sistema antigo, havia um período de tempo maior entre a leitura do hidrômetro e o vencimento da conta, o que poderia gerar dúvidas. Hoje a conta que o cidadão recebe em sua residência refere-se ao consumo do mês anterior, sem nenhum período adicional.
A nova sistemática permite ao consumidor acompanhar de forma mais eficiente o seu consumo, porque ao receber a conta ele tem o mesmo registro que aparece em seu hidrômetro lido pelo leiturista momentos antes. Os servidores podem, inclusive, sanar dúvidas dos consumidores no momento da entrega da conta, porque há muitas dúvidas sobre o consumo e de como ele é medido. Em caso de algum vazamento com alteração na conta, o consumidor também fica sabendo na hora da leitura e pode solucionar o problema imediatamente, reduzindo perdas.
A modernização do sistema de estacionamento rotativo da Área Azul teve um período de adaptação de 20 dias, no mês de novembro, com início de fiscalização no dia 1º de dezembro. A solução que aparenta apenas uma mudança no sistema de cobrança, representa também a ampliação de vagas de estacionamento, porque os motoristas têm hoje mais facilidade de adquirir seus créditos de estacionamento, com moedas, cartões de crédito, débito e créditos pré-pagos que podem ser adquiridos por meio de dois aplicativos de celular.
Com isso reduz-se a procura por cartões em lojas do comércio, dificuldade de troco e outras inconveniências. Mas os pontos de venda continuam atendendo. A fiscalização é feita por videomonitoramento, com informações já nas placas de Área Azul, que também informam sobre horários de funcionamento e possível punição por multa para o caso de inexistência de cartão no veículo.
São medidas relativamente simples, mas aparentemente as medidas mais óbvias são as que mais ajudam as pessoas a conviver em sociedade. É preciso que haja organização, controle, planejamento e bons serviços, para que as cidades funcionem a contento, porque há na vida compartilhada, dificuldades naturais de convivência. Cabe ao poder público organizar, normatizar e trabalhar para que as arestas estejam bem aparadas e, assim, oferecer cidades que funcionam, para que as pessoas sejam felizes nas localidades que escolheram para viver.