Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram, na manhã desta terça-feira (14), uma operação conjunta para coibir a venda de cigarros eletrônicos. A operação ocorreu no Mercadão de Ribeirão Preto, no Centro da cidade.
Segundo informações, no local os agentes encontraram grande quantidade de dispositivos de cigarros eletrônicos (VAPs, PODs e derivações). Além dos chamados dispositivos eletrônicos fumígenos, havia também refis, essências e juices (Suco em inglês, é o nome normalmente usado ao se referir ao líquido consumido no VAP, independente de sabor, quantidade de nicotina ou percentual de glicerina e propilenoglicol).
O material apreendido foi levado para a sede da Polícia Federal em Ribeirão Preto. O homem que comercializava os produtos em sua loja, no Mercadão, foi preso em flagrante. Ele deve responder por crime de contrabando, uma vez que a importação e comércio desses produtos é proibida em território nacional. Está sujeito a pena que varia de dois a cinco anos de reclusão.