Em ato realizado na Esplanada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico, na terça-feira, 7 de fevereiro, a prefeitura de Ribeirão Preto e a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), em convênio com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, entregaram quatro novas motocicletas para a fiscalização do trânsito e operações viárias no município.
O evento de entrega foi marcado pela presença do prefeito Duarte Nogueira (PSDB); do superintendente da Transerp, Marcelo Galli; do tenente-coronel Walter Gustavo da Silva (3º Batalhão de Polícia Militar do Interior); e do tenente-coronel André Luís Trevisani (51º Batalhão de Polícia Militar do Interior).
Ao todo, foram cedidas duas motocicletas para o 51º Batalhão e duas unidades ao 3º Batalhão, no âmbito do convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. Sob um investimento total de R$ 303.960, as quatro motos da marca Triumph Tiger com motorização de 900 cilindradas irão reforçar o regime de fiscalização e controle de tráfego e trânsito do município.
Além disso, estes veículos servirão como um novo apoio para contribuir na redução dos acidentes de trânsito e diminuição do número de mortes. O chefe do Executivo afirmou que o governo municipal tem se empenhado em promover ações para melhorar a segurança de Ribeirão Preto, principalmente, no fortalecimento do vínculo entre o município, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a comunidade.
“Estamos entregando quatro novas motocicletas que se somam a outros 17 veículos entregues ao longo das nossas gestões. É sempre muito interessante para a cidade poder compartilhar com a Polícia Militar tanto para este trabalho de patrulhamento ostensivo quanto para o apoio da segurança do nosso trânsito em conjunto com os agentes civis de trânsito da Transerp”, afirmou o prefeito.
Para o superintendente da Transerp, o trabalho integrado entre a administração municipal e os policiais militares proporciona melhores resultados para a redução dos acidentes de trânsito, além de ampliar a segurança na cidade. “A fiscalização reforçada nas vias de Ribeirão Preto é um amparo mais que necessário para a preservação da vida de cada cidadão”, acrescenta.
De acordo com a Polícia Militar estas motocicletas serão ferramentas extremamente seguras para seus policiais. Além de potentes para o combate e a prevenção do crime, os veículos auxiliarão nas ações de fiscalização do trânsito.
O convênio entre a prefeitura de Ribeirão Preto, Transerp e a Polícia Militar do Estado de São Paulo foi firmado em 18 de novembro de 2016, pelo período de cinco anos, para que a Polícia Militar continue realizando as atividades de fiscalização e operação de trânsito para o município, em conjunto com os agentes civis de trânsito.
Entre 2017 e 2020, por intermédio do convênio, foram entregues uma Toyota Hilux CS DSL 4X4 para o 51º BPMI, seis motocicletas para o 51º BPMI, seis motocicletas para o 3º BPMI, capacetes para o 3º e 51º BPMI e botas para motociclistas do 3º e 51º BPMI.
No período, ainda foi oferecida manutenção contínua das 23 motocicletas de propriedade da Transerp cedidas aos dois batalhões e da camionete Ranger, também de propriedade da Transerp, cedida ao 3º BPMI. Em março de 2022, a administração municipal entregou quatro motocicletas do mesmo modelo para a Polícia Militar.