Por: Adalberto Luque
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que vai iniciar a Operação Carnaval 2023 a partir da 00h00 do próximo sábado (11), em todo o Estado. O objetivo é reforçar a segurança para que o feriado possa ser aproveitado pela população. Desta forma, serão mobilizados mais de 13 mil policiais militares diariamente em todo o Estado.
A operação se estende até o dia 26 de fevereiro. A SSP anunciou que vai empregar mais de 5 mil viaturas de duas e quatro rodas, 518 cavalos, 283 cães, 24 aeronaves e 168 drones, que darão apoio às atividades em cada dia da ação.
O foco será intensificar o policiamento no trânsito, rodovias e áreas de mata, além de ações de resgate, fiscalização e prevenção. Nas estradas, está previsto o uso de cães farejadores para combater o tráfico de drogas.
A PM também quer inibir a prática de crimes como roubos com a utilização de motos e atuação de “quadrilhas de PIX”, que costumam agir em locais de grande fluxo de pessoas, como rodovias, praias, restaurantes, bares e áreas de comércio popular, shoppings e bancos.
Polícia Civil
A Polícia Civil também vai contar com reforço operacional, segundo a SSP. Além das Centrais de Polícia Judiciária (CPJs) e Delegacias, quem for vítima de algum crime durante o período da Operação Carnaval 2023 vai poder registrar sua ocorrência em locais com reforço de efetivo, como a Delegacia Eletrônica, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online e a Delegacia Eletrônica da Diversidade.
Em locais estratégicos, a Polícia Civil vai publicar QRCode, permitindo o registro de ocorrências por celular. Com a operação, a expectativa é reduzir a criminalidade no período de Carnaval.