A Secretaria Municipal da Saúde promove neste sábado, 11 de fevereiro, o “Dia D” de vacinação contra a covid-19 em crianças de seis meses a 11 anos de idade, sem a necessidade de agendamento. Doze postos vão participar do mutirão. Estão distribuídos nas cinco regiões de Ribeirão Preto – Norte, Sul, Leste, Oeste e Central – e permanecerão abertos das oito da manhã até as 17 horas, à disposição dos pais e responsáveis para vacinarem os filhos que estão nesta faixa etária.
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu 26 mil doses das vacinas Pfizer Baby, para crianças de seis meses a 4 anos, e a Pfizer Pediátrica, dirigida a crianças de 5 a 11 anos. A adesão à vacinação permanece baixa em Ribeirão Preto. A pasta reitera a importância da terceira dose (ou primeira carga adicional) para as crianças de 5 a 11 anos que já completaram o esquema básico com duas doses da vacina contra a covid-19, para maior proteção contra a doença.
“Conclamamos a população para que aproveite este sábado e leve seus filhos, netos, sobrinhos, avisem os vizinhos, amigos, parentes para vacinarem nossas crianças. É muito importante que o ciclo vacinal de todas elas esteja em dia”, orienta Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do Departamento de Vigilância em saúde.
Os pais e responsáveis devem ter em mãos o cartão de vacinas e documentos da criança. Vão abrir neste sábado a UBDS Castelo Branco, UBS Campos Elíseos, UBS Central, UBS Simioni, UBS Aeroporto, UBS Vila Albertina, UBS Ribeirão Verde, UBS Parque Ribeirão Preto, UBS Jardim Juliana, UBS Bonfim Paulista, USF Paulo Gomes e CSE Ipiranga.
Vacinação
Na quarta-feira, 8 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou o mais recente balanço da vacinação em Ribeirão Preto. A cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade esta em 90,7% da população agora estimada em 716.629 pessoas, acima das 702.739 encontradas pelo Censo Demográfico.
Já conta com a inclusão de crianças a partir de seis meses, atingindo 650.334 com a primeira dose. Diz que 85,1% dos moradores já receberam a segunda dose (588.682). Ressalta que 69,7% dos ribeirão-pretanos receberam a terceira carga (433.540), contando com a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos, e mais 46,5% as quatro doses (197.639), atingindo 631.1879 pessoas com mais de duas etapas cumpridas.