A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto retomou na última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, as aulas para os 48 mil alunos matriculados nos segmentos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante. A rede é composta de 138 escolas, sendo 31 de ensino fundamental, 105 de educação infantil, uma de ensino profissional básico – Dr. Celso Charuri – e o centro de educação especial Egydio Pedreschi.
Na segunda-feira, estive pessoalmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Anísio Teixeira, no Jardim Iguatemi, para acompanhar o reinício das aulas neste novo ano letivo. Conversei com professores e alunos e pude sentir um clima de total ânimo por parte dos estudantes, professores e funcionários.
E para mim é uma alegria imensa ver que todos os alunos possam voltar às aulas dentro da mais absoluta normalidade, quando já tivemos tantos problemas no início de nossa gestão, como atraso na entrega de materiais e uniformes e falta de vagas. Felizmente todos os problemas foram solucionados com muita dedicação e trabalho. Hoje não há mais falta de vaga, os kits de ensino já foram entregues, assim como os uniformes de todos os 48 mil estudantes. O transporte escolar funciona normalmente, com 49 veículos transportando quase 1.500 alunos. São 33 ônibus, 12 vans e quatro vans adaptadas para transporte de pessoas com deficiência.
Nossos estudantes voltam às aulas com tudo que necessitam para um bom ano letivo. A Educação é prioridade no meu governo, por isso estamos investindo na infraestrutura das escolas e na parte pedagógica. As escolas receberam novos computadores, notebooks, projetores e sistema de som, câmeras de monitoramento, novos brinquedos para a educação infantil e para as Emefs. Todas as escolas estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a climatização das salas de aula já chega a 70% e o projeto Verdejamento, que está na 2ª etapa, está tornando mais verdes os ambientes escolares.
Estamos investindo cerca de R$ 80 milhões na construção de 25 novas escolas. Já entregamos 14 unidades e as demais serão entregues até o final de nosso mandado. A inauguração mais recente foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Rei Pelé – Edson Arantes do Nascimento, no bairro Reserva Real, com capacidade para atender 209 crianças de 0 a 3 anos. Com nosso plano de expansão, deixaremos para Ribeirão Preto um legado jamais visto, com escolas em ambientes de altíssima qualidade, unidades que seguem o conceito de escola aberta, sem muro.
Tivemos o cuidado de construir e reformar escolas, com as devidas adaptações para atender a todos os alunos, sem deixar de manter a atenção na parte pedagógica. Mais de 1.500 docentes foram contratados desde janeiro de 2022, prorrogamos para este ano o programa “Todos Juntos”, com o 2º professor na sala de aula do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A recuperação paralela, que foi uma grande aliada, também continua, bem como as oficinas de matemática e língua portuguesa.
A ampliação da carga horária também contribuiu para o aprendizado, junto da reestruturação da Língua Inglesa, que este ano também começou na educação infantil, para os alunos de 4 e 5 anos, através de brincadeiras e interações. O horário ampliado também está na educação infantil, cujas aulas começam agora às 7 horas da manhã, com meia hora a mais de aprendizado por dia.
Tratamos a educação como prioridade sempre, porque este é o caminho do desenvolvimento sustentável e duradouro. Pessoas melhor preparadas desenvolvem melhor suas funções, conquistam novos postos profissionais e ajudam o país a crescer com segurança. É dessa fórmula que todos nós precisamos.