Tribuna Ribeirão
Mundo

Planeta Júpiter já soma 92 luas

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e agora também é aquele com mais luas orbitan­do ao seu redor: são 92, ultra­passando Saturno, que antes se mantinha em primeiro, com 83 luas. Isso ocorreu após cientistas americanos descobrirem doze novos satélites naturais em volta do gigante gasoso.

O registro foi oficializado na listagem do Centro de Planetas Menores (MPC), organização que observa pequenos objetos do Sistema Solar e pertence à União Astronômica Internacio­nal (IAU). As descobertas fo­ram feitas por uma equipe, sob a liderança do astrônomo Scott Scheppard, do Departamento de Magnetismo Terrestre, da Carnegie Institution, e ocorre­ram entre 2021 e 2022.

As observações foram feitas por meio dos telescópios Suba­ru no Havaí em 2021 e da Dark Energy Camera localizada no te­lescópio Blanco no Observatório Interamericano Cerro Tololo no Chile em 2022. Todas as luas en­contradas são pequenas, apenas cinco delas têm mais de oito qui­lômetros, e também são distantes.

Algumas levam mais de 340 dias para orbitar Júpiter, e nove dessas 12 estão dentre as 71 luas ultraperiféricas do planeta, ou seja, tem órbitas que levam mais de 550 dias. O cientista já havia feito outras descobertas, como de uma sé­rie de luas ao redor de Saturno há alguns anos e também es­teve participante em outras 70 descobertas lunares de Júpiter.

As luas dos dois planetas, também de Urano e Netuno, são pequenas, e acredita-se que sejam fragmentos de outras luas maiores que colidiram entre si, com cometas ou asteroides. Até o momento, Urano tem 27 luas confirmadas, enquanto Netuno tem 14, Marte duas e a Terra, so­mente uma. Vênus e Mercúrio não têm nenhuma.

As luas recém-descobertas de Júpiter ainda não foram no­meadas. De acordo com Scott Scheppard, do Departamento de Magnetismo Terrestre, boa parte delas são muito peque­nas para serem nomeadas pela União Astronômica Internacio­nal, o tamanho mínimo é de 1,5 quilômetro ou mais.

Postagens relacionadas

Israel diz que cortará fornecimento de energia e combustível para Faixa de Gaza

Redação 2

Battisti diz confiar nas instituições brasileiras

Redação 1

Estudo diz que subvariante da Ômicron é mais infecciosa que ‘original’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com