Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas do varejo de RP caem 6,88%

© REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados

As vendas do comércio de Ribeirão Preto caíram 6,88% em janeiro na comparação com de­zembro, quando, impulsionados pelo Natal e com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, os negócios cresceram 15,31% em relação a novembro e 1,56% mediante o mesmo período de 2021 – na época, a alta foi de 11,43%.

As informações são do le­vantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribei­rão e Região (Sincovarp) – aten­de 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O resultado interrompe uma série de cinco meses consecutivos de alta. A última queda havia sido registrada em julho, de 0,63%.

Antes, fora em janeiro do ano passado, de 0,55%. “O perí­odo que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, costumam ser de vendas mais baixas. O desempenho de janeiro só está acompanhando essa tendência histórica”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisa­dor e coordenador do CPV.

“Muitos consumidores co­meçam o ano pagando parce­las de compras de Natal, IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas dos filhos na escola, materiais escolares, enfim, uma série de obrigações que faz os brasileiros compra­rem menos”, diz.

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 5,01% no acumulado do ano passa­do, na comparação com 2021, quando a alta foi de apenas 0,14% em relação ao período anterior. Considerando apenas os índices apurados em relação ao mês anterior, e não com o mesmo período do ano passa­do, a média de crescimento das vendas dos últimos dozes meses salta para 22,58%.

Em 2021, a alta foi de 6,29% na comparação com 2020. No ano passado, as únicas quedas ocorreram em janeiro e julho, de 0,55% e 0,63% – percentual revisado, pois a informação an­terior era de 2,5% de crescimen­to –, respectivamente. Subiu 1,56% em dezembro, 8,75% em novembro, 5,31% em outubro, 7,19% em setembro, 3,75% em agosto, 1,14% em junho, 16% em maio, 0,6% em abril, 14,5% em março e 2,5% em fevereiro.

E-commerce
Nesta edição da pesquisa, o CPV também investigou a re­presentação das vendas online no comércio varejista de Ri­beirão Preto. O levantamento aponta que, em janeiro desse ano, 24% das vendas foram por canais digitais. Também foram pesquisadas as formas de pagamento mais usadas pe­los consumidores.

Destaque para a modalida­de cartão de crédito (37,5%), seguida por cartão de débito (22,5%), boleto (15%), dinhei­ro (12,5%) e Pix (12,5%). “Um detalhe interessante: somando as modalidades dinheiro, car­tão de débito e Pix, chegamos a 47,5% das transações reali­zadas com pagamento à vista”, diz Diego Galli Alberto.

“Significa que os consumi­dores preferiram comprar pro­dutos de menor valor evitando parcelas futuras e o comprome­timento da renda nos primeiros meses do ano”, destaca o pesqui­sador. No último mês de janeiro, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas no setor teve queda de -6,25%, muito pela dispensa de colabo­radores temporários contrata­dos para o final de 2022.

Índice de Confiança
Sobre a expectativa dos ne­gócios para o primeiro trimestre de 2023 (no curto prazo), consi­derando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo ficou em 3,4 pontos, em janeiro (ante 2,8 pontos em dezembro de 2022), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, para os próximos doze meses (de longo prazo) ficou em 3,6 pontos, em janeiro (ante 2,9 pontos em dezembro de 2022), também positivo. Aos poucos o comércio varejista de Ribeirão Preto vai retomando a confian­ça. “O que se espera agora são medidas de estímulo à econo­mia que precisa continuar em ritmo de recuperação, sem re­trocessos”, finaliza.

Postagens relacionadas

Abitrigo prevê alta de até 15% no preço da farinha

Redação 1

Governo lança Plano Safra para agricultura familiar da Amazônia

Redação 10

BC anuncia regulamentação de Acesso a crédito com recebíveis de maquininhas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com