Tribuna Ribeirão
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Trecho do corredor Norte-Sul chega a 10%

A obra para implantação do quarto trecho do corredor de ônibus Norte-Sul, que teve início no mês de novembro de 2022, chega a cerca de 10% de anda­mento e garantirá maior flui­dez, segurança e modernidade no trânsito. Nesta semana estão sendo realizados os serviços de drenagem na avenida Indepen­dência e reforço de pavimento na avenida Braz Olaia Acosta, na Zona Sul.

A previsão de entrega da obra, que tem o valor de R$ 19.862.721,16, é para o segundo semestre de 2023. Com 2,5 qui­lômetros de extensão, o trecho do corredor compreenderá as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acos­ta e Coronel Fernando Ferreira Leite e se integrará aos demais corredores, interligando o mu­nicípio entre a região Sul e o bairro Ribeirão Verde.

No quarto trecho será rea­lizada a duplicação da avenida Independência e a pavimenta­ção de vias no padrão dos cor­redores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfe­go intenso e do peso dos veícu­los, além de uma nova ciclovia que será implantada na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Serão 340 metros neste trecho que, somado aos demais, totali­za 9 quilômetros de ciclovias no corredor Norte-Sul.

“Continuaremos com es­ses investimentos e, além das melhorias de infraestrutura de mobilidade, mudaremos a nos­sa frota de ônibus, implantando melhorias como ar-condicio­nado, suspensão pneumática, conectividade, pontualidade e segurança, garantindo ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo”, destaca o prefeito Duarte No­gueira (PSDB).

O corredor Norte-Sul é o maior em extensão de Ribeirão Preto e conta com cerca de 15 quilômetros, divididos em quatro trechos. O trecho 1 compreende as avenidas Recife e Thomaz Al­berto Whately. Já os trechos 2 e 3 compreendem as avenidas Mo­giana, Paschoal Innechi, Meira Junior e Independência.

A prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu a concorrência pública número 14/2022, lança­da em 13 de janeiro pela Secreta­ria Municipal de Obras Públicas para implantação do corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e da ciclovia na ave­nida Maurílio Biagi, na Zona Leste. O valor estimado era de R$ 39.156.320,95. Diz que havia falha no edital.

O corredor
A obra contemplará o tre­cho das avenidas Nove de Ju­lho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil. Em janeiro, a prefeitura abriu quatro licitações para construção de corredores de ônibus na cidade, dentro do pacote de obras do Programa Ribeirão Mobilidade.

Valores
O valor total estimado su­perava R$ 130 milhões (R$ 134.307.451,81), contando com o corredor da Costábile Roma­no e a ciclovia da avenida Maurí­lio Biagi. Com a suspensão, este valor cai para R$ 95.151.130,86 enquanto a nova concorrência para estas obras não for lançada.

Nove de Julho
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, também abriu licitação para a implantação do corredor de ôni­bus da avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade e que completou 100 anos em 7 de setembro do ano passado.

Com valor estimado de R$ 33.119.257,31, o processo lici­tatório foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 19 de janeiro. O prazo para a execução das obras é de 18 me­ses a partir da assinatura do con­trato com a empresa vencedora. A obra contemplará o restauro do pavimento e paralelepípedo da Nove de Julho entre a avenida Independência e a rua Tibiriçá, além do canteiro central e gale­rias de águas pluviais.

Quadrilátero Central
No dia 10, a prefeitura lan­çou certame para as obras do Quadrilátero Central da cidade. O valor máximo estimado é de R$ 26.024.624,07, com prazo para entrega de 18 meses. Em 12 de janeiro, a administração Duarte Nogueira (PSDB) lan­çou concorrência referente ao corredor da avenida e rodovia Presidente Castelo Branco (SPA- 307/330), na Zona Leste, com valor máximo estimado em R$ 36.007.249,48.

O Programa Ribeirão Mobi­lidade – a versão tucana do Pro­grama de Aceleração do Cresci­mento II (PAC da Mobilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 projetos inovadores de in­tervenção viária na cidade.

São R$ 310 milhões em re­cursos financiados pelo governo federal e R$ 190 milhões do Fi­nanciamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Ao todo, se­rão implantados onze corredo­res de ônibus em Ribeirão Preto. Serão 56 quilômetros no total, percorrendo as principais aveni­das do município.

Além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias que irão proporcio­nar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. As mais de 30 intervenções viá­rias são planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população. Deste total, 17 obras já foram entregues.

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