A prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu a concorrência pública número 14/2022, lançada em 13 de janeiro pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para implantação do corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e ciclovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste. O valor estimado era de R$ 39.156.320,95.
O comunicado de suspensão foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de terça-feira, 31 de janeiro, assinado um dia antes por Anderson Ferreira da Silva, diretor do Departamento de Materiais e Licitações da Secretaria Municipal de Administração.
Comunicado
“Comunicamos aos interessados que, ficam suspensos, sine die (sem previsão de reabertura), todos os atos deste certame. Comunicamos ainda, que os novos atos serão oportunamente divulgados pelos meios oficiais”, cita Ferreira da Silva no texto.
O corredor
A obra contemplará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil. Em janeiro, a prefeitura abriu quatro licitações para construção de corredores de ônibus na cidade, dentro do pacote de obras do Programa Ribeirão Mobilidade.
Valores
O valor total estimado superava R$ 130 milhões (R$ 134.307.451,81), contando com o corredor da Costábile Romano e a ciclovia da avenida Maurílio Biagi. Com a suspensão, este valor cai para R$ 95.151.130,86 enquanto a nova concorrência para estas obras não for lançada.
Nove de Julho
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, também abriu licitação para a implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade e que completou 100 anos em 7 de setembro do ano passado.
Com valor estimado de R$ 33.119.257,31, o processo licitatório foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 19 de janeiro. O prazo para a execução das obras é de 18 meses a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora. A obra contemplará o restauro do pavimento da Nove de Julho entre a avenida Independência e a rua Tibiriçá.
Também prevê o restauro do canteiro central do mesmo trecho, implantação de travessias com acessibilidade para pessoas com deficiência nos cruzamentos e implantação de galerias de águas pluviais nas ruas Comandante Marcondes Salgado e São José, ligando a Nove de Julho à Doutor Francisco Junqueira.
Quanto aos paralelepípedos, um problema histórico da avenida, as obras incluem a escavação no solo de aproximadamente 50 centímetros para a colocação de uma base de concreto. Os paralelepípedos serão recolocados sobre essa base para que eles não afundem mais. Esse trabalho permitirá manter a qualidade do pavimento por mais tempo de uso.
Todo o canteiro central será restaurado, preservando os mosaicos de pedras portuguesas e as árvores, que não serão retiradas. Com a obra, será possível implantar acessibilidade nos cruzamentos e retornos da avenida, com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta indicando os pontos de espera e de travessia.
Quadrilátero Central
No dia 10, a prefeitura lançou certame para as obras do Quadrilátero Central da cidade. O valor máximo estimado é de R$ 26.024.624,07, com prazo para entrega de 18 meses. Em 12 de janeiro, a administração Duarte Nogueira (PSDB) lançou concorrência referente ao corredor da avenida e rodovia Presidente Castelo Branco (SPA-307/330), na Zona Leste, com valor máximo estimado em R$ 36.007.249,48.
O Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária na cidade.
São R$ 310 milhões em recursos financiados pelo governo federal e R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto. Serão 56 quilômetros no total, percorrendo as principais avenidas do município.
Além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. As mais de 30 intervenções viárias são planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população. Deste total, 17 obras já foram entregues.
Acirp recebe secretário para debater ‘corredor’
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) recebeu, na terça-feira, 31 de janeiro, em sua sede, o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, para apresentação das obras previstas para 2023 na região Central da cidade. Participaram do encontro os diretores da Distrital Centro e empresários e representantes de outras entidades de classe.
A Acirp tem atuado como interlocutora de seus associados junto à prefeitura desde o início das propostas do Programa Ribeirão Mobilidade. As intervenções permitem a modernização do espaço urbano e devem trazer benefícios futuros, mas, no presente, representam um grande prejuízo aos comerciantes.
De acordo com Carlos Ferreira, gestor de Relações Institucionais e Marketing da entidade, a associação tem apresentado soluções que buscam reduzir os impactos das obras nos comércios locais, que são muito graves. “Temos cobrado mais agilidade na retomada de obras paralisadas”, diz.
“Além de uma melhor comunicação sobre o que acontece, pois muitos dos que têm obras em sua porta não sabem o que há por trás dos tapumes ou por qual razão algumas etapas são interrompidas, informações básicas e que ajudam a integrar os empresários e cidadãos, e até a dissipar um pouco das incertezas e da ansiedade que são provocadas por tantas mudanças”, afirma Ferreira