Adalberto Luque
O Detran-SP está lançando um aplicativo que tem por objetivo combater o mercado de autopeças que sejam fruto do desmanche de veículos furtados ou roubados. O aplicativo “Peça Legal” é um sistema digital que mostra se o produto desejado possui procedência e originalidade.
Desta forma, é possível evitar que o consumidor adquira peças oriundas do furto e roubo de veículos. Além de assegurar que a peça é legítima, também garante a procedência do produto e evita que o crime organizado continue estimulando o roubo e furto de veículos.
A ferramenta, disponível pelo aplicativo do Poupatempo e no portal do Detran-SP (detran.sp.gov.br) permite saber quais empresas de desmontes credenciadas junto ao Departamento de Trânsito possuem os itens procurados pelos consumidores.
Além de adquirir produtos lícitos, o interessado ajuda a combater a cadeia de criminosos que abastece o mercado clandestino, assegurando que empresas idôneas continuem atuando no mercado. Em caso de irregularidades encontradas, é possível denunciar desmanches clandestinos pelo portal do Detran-SP, na área de atendimento.
Como funciona
Para pesquisar, é preciso baixar o aplicativo, disponível nos sistemas Android ou iOS. Uma vez instalado, basta clicar no ícone “Pesquisa de Peças Usadas” no aplicativo do Detran ou Serviços na página do Poupatempo, acessando o campo Veículos e, em seguida, Consulta de Peças. Então é só buscar a autopeça procurada nas empresas registradas pelo departamento.
O aplicativo está disponível para automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus. A peça cadastrada disponibiliza informações como tipo, marca, modelo e ano do veículo e indica a empresa registrada que oferta o produto.
Além de identificar as peças, será possível saber onde encontrá-las. Veja o passo a passo: