Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Acidentes com pipas avançam 24%

Com o relaxamento das medidas restritivas mais seve­ras, em função da pandemia, e a retomada das atividades, cresceu não só o número de crianças e adolescentes brincando nas ruas, mas o de ocorrências causadas por pipas na rede elétrica. Levan­tamento realizado pela CPFL Energia em suas quatro dis­tribuidoras (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL San­ta Cruz e RGE) aponta que o ano passado apresentou nú­mero recorde de casos.

Em Ribeirão Preto, cidade atendida pela CPFL Paulista, a quantidade de ocorrências sal­tou de 441 em 2021 para 547 no ano passado, 106 a mais e alta de 24%. A média em 2022 foi de um caso a cada 16 horas. Em segundo lugar na macror­região aparece Barretos, com 111 registros no ano passado. Pitangueiras é a terceira, com 99, seguida por Sertãozinho com 92 e Guaíra, com 87.

A CPFL Paulista atende cerca de 325 mil consumidores ribeirão-pretanos e mais 4,4 milhões de clientes espalhados por outras 233 cidades do es­tado de São Paulo. Em 2020, no primeiro ano de pandemia, quando a prefeitura de Ribei­rão Preto e o governo estadual lançaram vários lockdowns, com severas medidas restriti­vas, foram registrados 315 ca­sos na cidade.

Ou seja, o crescimento no ano passado nesta compara­ção chega a 73,7%. São 232 a mais. Em 2019 foram 306. Somando os dados da cidade e de outros 39 municípios da macrorregião, o estudo apon­ta 1.553 ocorrências em 2022. Em toda a área da CPFL Ener­gia, em 2020 a brincadeira foi responsável por 8.133 ocorrên­cias. Em 2021, quando ainda se falava em isolamento social, as ocorrências foram respon­sáveis por 8.654 casos. No úl­timo ano, em 2022, os casos cresceram 14% em relação ao primeiro, chegando a 9.298.

Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Paulista prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL refor­ça que as pessoas nunca bus­quem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte.

Um brinquedo inofensivo que traz transtornos quando utilizado de forma inadequa­da, podendo provocar aciden­tes graves e até fatais e corte no fornecimento de energia. Mui­tas pipas ficam enroscadas nos fios e causam interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha e a estrutura da pipa, enrolada nos cabos elétri­cos, se tornam condutoras de energia quando chove.

Os desligamentos e os aci­dentes causados pelas pipas po­dem ser evitados com alguns cuidados simples. É importan­te escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimen­to, onde também podem acon­tecer os atropelamentos.

Não tente resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica, pois além de provocar desligamen­tos no fornecimento de energia pode causar acidentes, com víti­mas fatais. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acon­tecer de o brinquedo ficar pre­so em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido.

Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo é crime de acordo com a lei esta­dual nº 12.192, de 2006, usar o cerol ou a chamada “linha chi­lena”. Por conduzirem eletrici­dade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques. Por conta do seu po­der cortante, essas linhas po­dem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de ciclistas e motociclistas.

Em caso de falta de energia, é importante que a população entre em contato com os ca­nais de atendimento da CPFL Paulista para registrar: www. cpfl.com.br, App “CPFL Ener­gia”, disponível para smartpho­nes Android ou iOS, ou Wha­tasApp (19) 99908-8888.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: HIPER SAÚDE – Ribeirão e região

Redação 1

Carro de motorista de aplicativo é roubado e incendiado

Redação

INSS fecha 2020 com quase 1,7 mi de pedidos na fila

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com