O médico e professor doutor Ricardo de Carvalho Cavalli assumiu nesta sexta-feira, 27 de janeiro a superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP). É professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP. A cerimônia de posse contou com a participação do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), deputado federal Ricardo Silva (PSB) e Rui Alberto Ferriani, presidente do Conselho Deliberativo do HC, entre outras autoridades.
Fo nomeado por meio de ato do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 12 de janeiro. O nome de Cavalli era o primeiro da lista tríplice enviada ao governo do Estado. Será o 11º superintendente do Hospital das Clínicas e vai substituir o professor doutor Benedito Carlos Maciel, que pediu exoneração do cargo após quase oito anos à frente de um dos maiores complexos hospitalares do interior do Brasi.
Ele assumiu em março de 2015 no lugar do também professor doutor Milton Laprega, que dirigiu o HC de março de 2003 a janeiro de 2011. O novo superintendente tem como uma das metas de sua gestão ampliar a quantidade de salas de cirurgia para zerar a fila de procedimentos eletivos.
Segundo ele, a demanda foi represada pela pandemia de covid-19 e é um dos temas a serem abordados com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. “Ampliar salas de cirurgias significa tentar ajudar o governo do estado a zerar fila cirúrgica eletiva. Existe uma fila principalmente por causa da pandemia. Temos uma fila cirúrgica na nossa regional, e o hospital vai estar envolvido”, garante.
Também foram superintendentes do HC Paulo Gomes Romeo (de junho de 1956 a março de 1969), Jorge Armbrust de Lima Figueiredo (de 1969 a fevereiro de 1970), Jacob Renato Woiski (de 1970 a maio de 1971), Alberto Raul Martinez (de maio a dezembro de 1971), Carlos Eduardo Martinelli (de 1971 a maio de 1983), Marisa Mazzoncini de Azevedo Marques (de 1983 a maio de 1987), Antonio Carlos Pereira Martins (de 1987 a março de 1995) e Marcos Felipe Silva de Sá (de 1995 a 2003).
Ricardo de Carvalho Cavalli
Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1997, fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da FMRP/USP em 2000.
Fez mestrado em 2001 e doutorado em 2002 em Ginecologia e Obstetrícia na FMRP/ USP e pós-doutorado no Beth Israel Deaconess Medical Center na Harvard Medical School, em Boston (EUA), de 2013-2014. É professor associado ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP desde 2011.
Desde 2019 atua como professor titular deste departamento. É membro da Rede Brasileira sobre Estudos da Hipertensão na Gravidez (RBEHG) e diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) do HCFMRP/USP, além de coordenador adjunto da Medicina III na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Tem experiência clínica e desenvolve pesquisa científica na área de obstetrícia com ênfase em gestação de alto risco, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacocinética e transferência placentária na gestação, hipertensão na gestação, avaliação da vitalidade fetal, ultrassonografia e medicina fetal.
Hospital das Clínicas
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e referência para 26 municípios do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII), mas também , atende os de Franca (DRS-VIII), Barretos (DRS-V) e Araraquara (DRS-III).
Foi inaugurado em 15 de junho de 1956 e é reconhecido internacionalmente pelos seus atendimentos, trabalhos e pesquisas. Tem 877 leitos hospitalares, sendo 171 para emergência e 35 para terapia intensiva, que correspondem a 51% do total oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a população de Ribeirão Preto e a 32% do total ofertado em toda a região do DRS-XIII.
O Hospital das Clínicas é responsável por 78% do atendimento de alta complexidade na internação; e 63% na alta complexidade em ambulatórios, bem como de 50% no atendimento de média complexidade. O HC de Ribeirão Preto conta com a colaboração de 5.962 servidores.