Tribuna Ribeirão
Economia

Fatores a se ter em conta ao escolher uma corretora para renda variável

Um dos primeiros passos a serem tomados por quem busca adentrar no mercado de renda variável é a escolha de uma corretora. Esse pode ser um longo processo, pois, além de as opções serem diversas, algumas oferecem maiores benefícios para quem quer investir em ações e/ou para quem quer ir a fundo no trading.

Além disso, pode-se querer realizar operações de trading não regulamentadas no Brasil. Quem tiver interesse em negociar cotações relativas a pares de moedas, por exemplo, precisará recorrer a uma instituição estrangeira que funcione como corretora Forex, sobretudo se ela for regulamentada em mais de uma jurisdição.

A partir daí percebe-se que estamos diante de uma escolha que requer paciência, pois antes de fazê-la é necessário dar um passo atrás. Todo potencial trader tem como primeira tarefa definir os seus objetivos de investimento, e só então entenderá se são condizentes com alguns dos diversos produtos oferecidos por uma corretora.

A escolha de objetivos: o primeiro passo

É comum sentir-se tentado a pular essa etapa, visto que ela demanda reflexão, autoconhecimento e capacidade de abstração. Mas, feito esse trabalho inicial, todas as decisões seguintes tornam-se muito mais simples. Se olharmos a questão por esse lado, mesmo semanas empregadas em tal processo é um período relativamente curto.

E mesmo em relação a isso há um caminho muito bem pavimentado quando o assunto são finanças pessoais. Como é dito por diferentes educadores nessa área, e também pelo Portal do Investidor no site do governo, dois objetivos que ninguém deveria ignorar são ter uma reserva para emergências e ter uma reserva para aposentadoria complementar.

Mercado de investimentos – Foto: Unsplash

Com esses dois objetivos básicos em mente, é possível ter uma ideia dos tipos de investimentos mais adequados para cada um. E, embora não seja possível escapar completamente do pagamento de taxas envolvidas na compra ou na venda de qualquer produto, é possível escolher uma corretora que minimize ou até mesmo elimine alguns desses custos.

Expandido os seus horizontes de operações

Não entraremos em muitos detalhes sobre o que se faz necessário em relação à reserva de emergência, exceto que é aconselhável ter um investimento em renda fixa que seja de alta liquidez. Por um motivo simples, nos interessa mais falar sobre a reserva de aposentadoria: como nesse caso a liquidez não é importante, podemos procurar produtos de maior rentabilidade.

Um dos exemplos — de fato, o exemplo clássico — do que acabamos de dizer são as ações. E, quanto a isso, é bom que os brasileiros saibam que não precisam se restringir às opções da B3. É possível encontrar corretoras que deem a oportunidade de operar nas maiores bolsas do mundo, como a Bolsa de Valores de Nova York e a Bolsa de Valores de Londres.

Um lembrete final

Concluímos este texto lembrando que, embora toda corretora que se preze ofereça muitas oportunidades de aprendizado, é preferível escolher algum tipo de mercado e, se possível, estudá-lo a fundo. E, caso depois de devidamente familiarizado com a sua dinâmica um operador financeiro queira explorar outras alternativas, elas continuarão à sua disposição.

Postagens relacionadas

Crédito com juros menores para microempresários movimenta R$ 7 milhões

Redação 1

Prévia da inflação fica em 0,51%

William Teodoro

Preços dos alimentos devem dar trégua a partir do segundo trimestre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com