A prefeitura de Ribeirão Preto inaugura nesta quinta-feira, 26 de janeiro, o primeiro Centro de Referência em Educação para as Relações Étnico-Raciais da América Latina. O equipamento será responsável por apoiar ações da rede municipal no desenvolvimento de práticas de conscientização em razão da discriminação étnico-racial.
Também será responsável pelas diretrizes curriculares da educação municipal nas relações étnico-raciais e do ensino de história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena e das demais etnias que formam a população ribeirão-pretana.
Por fim elaborará ações pedagógicas visando o combate às desigualdades raciais e assegurará a realização de ações, campanhas e eventos, juntamente com a equipe gestora das unidades escolares, com a finalidade de combater o racismo, preconceito e discriminação racial nos meios de comunicação e na rede municipal de ensino.
Segundo a prefeitura, o centro está em harmonia com os movimentos internacionais de conscientização, como por exemplo, Black Lives Matter. Criado nos Estados unidos, o “Vidas Negras Importam” é um movimento ativista internacional, com origem na comunidade afro-americana, contra a violência direcionada às pessoas negras.
O BLM regularmente organiza protestos em torno das mortes de negros causadas por policiais, e questões mais amplas de discriminação racial, brutalidade policial, e a desigualdade racial no sistema de justiça criminal dos Estados Unidos. O centro funcionará na rua Goiás nº 1.072, no bairro Campos Elíseos, Zona Norte da cidade.