Tribuna Ribeirão
Política

Câmara dos Deputados – Chico Alencar disputará presidência

O deputado federal elei­to Chico Alencar (PSOL-RJ) confirmou no domingo, 22 de janeiro, que vai concorrer ao comando da Câmara dos De­putados no dia 1º de fevereiro, contra o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Ao anunciar sua candidatu­ra, Alencar defendeu que o Conselho de Ética apure o en­volvimento de parlamentares nos atos golpistas de 8 de ja­neiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palá­cio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

“É oficial, sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados! Na eleição, que ocorrerá no próximo dia 1º de fevereiro, defenderei um Parlamento mais democráti­co, transparente e participa­tivo e #AnistiaNão aos gol­pistas”, escreveu o deputado eleito, no Twitter. “É preciso livrar a Câmara tanto dos golpistas que pedem o voto para tramar contra o Parla­mento, quanto dos que que­rem mais e mais poder para fazer o Executivo refém de seus interesses oligárquicos e corporativos”, emendou.

O PSOL é o único partido da esquerda que não decla­rou apoio a Lira. Embora os próprios membros admitam que não há chance de vitória, a ideia é reforçar o posicio­namento ideológico da sigla, que costuma fazer críticas contundentes ao Centrão do atual presidente da Câmara. A decisão afasta o PSOL do PT, que embarcou na candidatura à reeleição de Lira em nome de garantir governabilidade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda em novembro, o deputado alagoano ganhou o apoio declarado dos petistas, do PCdoB e do PV (que for­mam uma federação com o PT), do PSB, legenda do vice­-presidente Geraldo Alckmin, e do PDT, que agora integra o governo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi. O PSOL é representado na Es­planada pela ministra Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

O deputado eleito Gui­lherme Boulos (SP), líder do Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto (MTST), chegou a ser cotado para assumir o Ministério das Cidades, res­ponsável pelo programa habi­tacional Minha Casa, Minha Vida, mas a pasta ficou com Jader Filho, num acordo de Lula com o MDB.

Fora da Esplanada, Bou­los será o líder da bancada do PSOL na Câmara. Ele foi o deputado federal mais votado de SP na eleição de outubro, com mais de 1 milhão de vo­tos. Em segundo lugar, ficou a deputada reeleita Carla Zam­belli (PL), da tropa de choque bolsonarista na Câmara.

Postagens relacionadas

Sassom: liminar derruba reajuste

Redação 1

Plano Diretor – ‘Lei do Solo’ será tema de audiências

William Teodoro

Noventa mil sem ônibus em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com