Tribuna Ribeirão
Turismo

Belos castelos no Brasil

Na edição do último domin­go, dia 15 de janeiro, apresenta­mos uma lista com alguns dos castelos mais bonitos do Brasil. Trouxemos um pouco sobre o Castelo de Batel, em Curitiba (PR), que foi inspirado nos cas­telos franceses, cuja construção começou em 1924 e foi concluí­da em 1928; o Castelo de Itaipa­va, em Petrópolis (RJ), que hoje é um hotel de luxo e que já ser­viu de cenário para várias nove­las e filmes; o Castelo da Ilha do Fiscal, no Rio de Janeiro (RJ), que foi o local da última grande festa do Império antes da Pro­clamação da República; sobre o Castelo de Pesqueira, em Pes­queira (PE), que foi planejado por um empresário da cidade em 1999 como um projeto de ampliação da sua própria casa – ao estilo Gaudí, não está aberto ao público, mas se consolidou como ponto turístico; e ainda o Castelo da Villa Medieval, em São José dos Campos (SP), inspirado em outras fortale­zas europeias, como o castelo de Langeais, na França, e o de Monmouth, em Gales.

Agora confira as dicas desta edição:

Castelo Mourisco – Rio de Janeiro (RJ)
O Pavilhão Mourisco, no Rio de Janeiro, foi construído em 1905 a partir de desenhos do renomado e histórico mé­dico brasileiro, Oswaldo Cruz. Hoje em dia abriga a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, insti­tuição pública de referência con­siderada a mais importante na área de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

No detalhe a torre do Castelo Mourisco

O edifício foi inaugurado em 1918 e mistura os estilos mouris­cos e europeus. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, devido à sua importância históri­ca, cultural e científica, também é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Château Lacave – Caxias do Sul (RS)
O Castelo Lacave é uma impressionante fortaleza me­dieval de pedra, réplica de um mosteiro medieval espanhol do século XI. Começou a ser cons­truído em 1968 e foi concluído dez anos depois. Está situado no meio de uma floresta de araucá­rias e é um dos pontos turísticos mais importantes de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O castelo é aberto para turistas e funciona como uma vinícola que produz uma linha completa de vinhos brasileiros

Um dado curioso: o cas­telo funciona como uma vi­nícola e produz uma linha completa de vinhos brasilei­ros. E o melhor de tudo é que está aberto para visitação!

Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)
Esse singular castelo do Agreste foi construído pelo pró­prio dono, Zé dos Montes, que afirmava que quando era crian­ça tinha visões de uma senhora que pedia que ele construísse igrejas em lugares diferentes. Por isso, após aposentar-se, o pró­prio José dos Montes começou a construir esse castelo feito de cal e pedra com influência da ar­quitetura mourisca com traços europeus. A sua inspiração? De acordo com a suas próprias pa­lavras: “É tudo da mente”.

Castelo Zé dos Montes é fruto do trabalho de um único homem

É considerado um cartão­-postal do pequeno município de Sítio Novo, que conta com aproximadamente 5 mil habi­tantes e fica a aproximadamente 100 quilômetros de Natal.

Castelo do Instituto Ricardo Brennand – Recife (PE)
O Instituto Ricardo Bren­nand, também conhecido como Castelo de Brennand, é uma ins­tituição cultural sem fins lucra­tivos do Recife que já foi eleito duas vezes como o melhor mu­seu da América do Sul, segundo o Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor.

Estátua diante do Castelo do Instituto Ricardo Brennand

O complexo de edifícios está inspirado no estilo Tudor e, em­bora seja uma construção con­temporânea, apresenta alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiça, relevos de brasões e outros ele­mentos de estilo gótico e, claro, inúmeras obras de arte. Você sa­bia que a instituição possui uma versão ampliada da obra original “O Pensador” de Rodin?

Castelo Furlani – Pederneiras (SP)
O último castelo da nos­sa lista foi construído em 1911 por Fausto Furlani, nascido na província de Trento, na Áustria (hoje Itália). Furlani emigrou para o Brasil em 1876 e decidiu construir um castelo similar aos da sua região.

Torre do Castelo Furlani

Algo curioso é que o castelo foi construído usando os mes­mos padrões de segurança que os castelos medievais e conta com portas de madeira e ponte levadiças para garantir a segu­rança dos moradores.

Postagens relacionadas

Aberta votação popular do Prêmio Nacional do Turismo

Redação 1

Portillo celebra 70 anos com modernizações

Redação 1

Aeroportos registram dois milhões de passageiros a mais em 2018

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com