A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Alta Mogiana e o Instituto Diageo, por meio do Programa Learning for Life, realizam, a partir de segunda-feira, 23 de janeiro, curso de serviço para o setor com o objetivo de qualificar mão de obra para geração de maior empregabilidade e lucratividade.
O último levantamento feito pela entidade mostra que empresários do setor têm dificuldades de encontrar mão de obra para contratação e que quanto mais especializado o profissional, mais difícil de encontrar.
“Vamos reforçar o setor que precisa estar sempre pronto para o atendimento de qualidade e ainda proporcionar oportunidades de emprego”, afirma Renato Munhoz, presidente da Abrasel Alta Mogiana. Na primeira edição do curso aproximadamente 25% dos alunos que buscavam uma oportunidade já saíram das aulas com o emprego garantido, o restante já estava empregado ou entrou em processos seletivos.
O curso é dirigido para quem quer entrar no mercado de trabalho ou ainda uma oportunidade para qualificar colaboradores do setor que acabaram de ser contratados ou que precisem se atualizar. São 50 vagas em Ribeirão Preto, no entanto quase metade delas já está preenchida. Capacitará profissionais dentro de uma grade de treinamento de 60 horas, sendo 50% em sala de aula e 50% de vivência prática. Vai das 13 às 17 horas no primeiro dia e das nove às 16 e 17 horas nas demais datas.
O aluno aprenderá sobre autoconhecimento, diversidade, hospitalidade, serviço de sala e bar, tipologia de restaurantes, montagem de mesa e equipes de salão, fechamento de bar, bebidas alcoólicas e serviços de bebida, qualidade do gelo e controle de diluição, dosagem, padrão e controle de desperdício e serviço de vinho, cerveja e destilados e tipologia e preparo de coquetéis – utensílios de bar, equilíbrio de sabor, classificação dos coquetéis e criação de coquetéis, entre outras habilidades.
As aulas serão no Hard Rock Cafe, na rua Edgar Rodrigues nº 200, na Arena Eurobike, na Ribeirânia, em Ribeirão Preto. As inscrições podem ser feitas no site baressp.com. br. De acordo com o último levantamento da entidade, empresários expuseram dificuldades de contratar mão de obra em vários cargos. A maior procura é por cargos de garçom em 64% dos comércios, depois auxiliar de cozinha com 62% de busca, cozinheiro 44%, atendente (40%), funcionário administrativo (20%), têm vagas de gerente em 18% dos restaurantes e bares.