Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Bugios nascem no ‘zoo’ de RP

FOTOS: GUILHERME SIRCILI

Dois filhotes machos de bugio-ruivo nasceram no úl­timo mês de dezembro no Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, em Ri­beirão Preto. Esse é o segundo registro de nascimento da es­pécie no local. Neste mesmo período no ano passado, nas­ceu também outro filhote que ainda faz parte do bando.

Os filhotes recém-nascidos ainda estão sendo amamenta­dos pela mãe e até que atinjam a idade entre um e dois anos, quando estiverem desmama­dos completamente, serão mantidos no zoológico. “Com o passar do tempo, por serem machos, mais tarde serão ex­pulsos do bando”, diz Márcio Siconelli, médico veterinário.

“A ideia é que antes que isso aconteça esses animais sejam disponibilizados para outras instituições com o objetivo de que formem novos bandos e assim possam ser reintroduzi­dos em áreas onde a população sofreu um decréscimo impor­tante”, explica Siconelli.

Recém-nascidos ainda estão sendo amamentados pela mãe e até que atinjam a idade entre um e dois anos serão mantidos no zoológico de Ribeirão Preto

“Vale lembrar que essa é uma espécie ameaçada de ex­tinção, situação que foi agra­vada pela epidemia de febre amarela, entre os anos de 2017 e 2018, que o Estado de São Paulo viveu. Algumas regiões tiveram seus bandos extintos pelo vírus”, emenda.

“Nesse contexto, o nasci­mento desses animais renova nossas esperanças na manu­tenção da espécie. Portanto, a equipe acompanha de perto a evolução dos animais, evitan­do a humanização e qualquer intervenção desnecessária, ga­rantindo a saúde plena dos animais”, ressalta.

“O nascimento desses ani­mais evidencia que todos os es­forços realizados pela equipe do Bosque Fábio Barreto para que esses animais se adaptassem deu certo”, destaca o chefe de Divi­são de Unidades de Conserva­ção, Alexandre Felcar.

“Além do manejo sanitário, o manejo nutricional é essencial, pois, eles apresentam demandas nutricionais diferenciadas, com estratégias alimentares específi­cas, sendo necessária uma gran­de quantidade de folhas e flores. Em ambiente controlado preci­samos de um aporte de folhas/ flores nativas”, diz.

Terceiro filhote
Um terceiro filhote de bugio está sob os cuidados da equipe de profissionais do Bosque Fá­bio Barreto. O animal foi encon­trado bastante debilitado, mas já se recupera após os cuidados recebidos nas últimas semanas.

Os bugios são conhecidos por sua forte vocalização, que pode ser ouvida por quilôme­tros. Formam bandos de oito até doze indivíduos, sendo lidera­dos pelo macho alfa, junto com algumas fêmeas e seus filhotes. São animais sensíveis e que exi­gem esforços para se adaptarem fora de seu habitat natural.

Um terceiro filhote de bugio está sob os cuidados da equipe de profissionais do zoo: animal foi encontrado bastante debilitado, mas já está se recuperando

PPP
A prefeitura de Ribeirão Pre­to, por meio da Secretaria Mu­nicipal de Meio Ambiente, está concluindo a licitação do projeto executivo do Centro de Trata­mento de Animais Silvestres, a ser construído no Horto Muni­cipal, localizado ao lado do Jar­dim Progresso, na Zona Oeste.

A transferência do equipa­mento de saúde animal que atu­almente funciona no recinto do Bosque Fábio Barreto, nos Cam­pos Elíseos, é necessária para que a administração municipal possa viabilizar Parceria Públi­co-Privada (PPP). O governo Duarte Nogueira (PSDB) pre­tende repassar o zoológico para a iniciativa privada.

Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ribeirão Preto, o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto recebeu mais de 250 mil visitantes no ano pas­sado. Conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios.

O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como pe­robas, jequitibás, ipês e jatobás. O zoológico de Ribeirão Preto também abriga animais ame­açados de extinção, como ara­ra-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-ban­deira, jaboti-tinga e tracajá.

O Bosque Fábio Barreto atende de quarta-feira a domin­go, das 9h30 às 16h30, mas pode sofrer alteração em casos excep­cionais. Vai abrir no feriado do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, celebrado nesta sexta­-feira (20). Fica na rua Liberda­de s/nº, no bairro Campos Elíse­os. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513.

Postagens relacionadas

Incêndio atinge residência na zona Oeste

Luque

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Ministério da Saúde instala Centro de Emergência para monitorar mpox no Brasil

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com