O Porão Produções Culturais, de Ribeirão Preto, está com inscrições abertas para o projeto “A Subjetividade do Movimento”, em que a bailarina, coreógrafa e arte-educadora Amanda Pereira ministrará aulas gratuitas de dança contemporânea todas as quartas-feiras, na Arena Porão, localizada à rua 21 de Abril nº 375, na Vila Tibério, Zona Oeste.
Serão abertas duas turmas – iniciante, com aulas das 19 às 20 horas, e intermediária, das 20 às 21 horas – com 15 vagas disponíveis em cada. Vão ser aceitos alunos a partir de 14 anos de idade. O prazo de inscrições, que podem ser feitas via link ou QR Code disponíveis no perfil da Porão no Instagram (@grupoteatralporao), termina em 31 de janeiro.
O curso tem início em 1º de fevereiro, com duração prevista de seis meses. Amanda Pereira trabalha como arte-educadora em Ribeirão Preto há mais de cinco anos. Cocriadora do Núcleo Volátil e participante da ONG Finac, já trabalhou com profissionais renomados, como Patty Brown, Suely Machado, Edson Fernandes, Eduardo Fukoshima, entre outros.
Atualmente, concilia a faculdade de Educação Física na UNIP Ribeirão com a atuação como bailarina e coreógrafa de balé clássico, dança contemporânea e ginástica artística pelo Studium Carla Petroni, o Estúdio de Ballet Adriana Solazzo e a Porão Produções Culturais. Apenas como bailarina participa de projetos pela Alma (Academia Livre de Música e Artes), o MuDança Ribeirão e a Triope Produção Teatral.
A Porão Produções Culturais foi criada em 2013 e objetiva difundir artistas locais no teatro e trazer à cena espetáculos inovadores. Em 2015, conseguiu, por meio de parcerias, montar sua sede própria no bairro Vila Tibério. Em 2017, começou a criar planos de ensino que resultaram no primeiro curso livre de teatro regido por seus atores – hoje arte-educadores.
Em 2018 e 2022, foi convidada pela prefeitura de Ribeirão Preto a ministrar oficinas de Iniciação Teatral nos Centros Culturais do município. Atualmente, o Grupo Teatral Porão segue formado por atores e arte-educadores capacitados na área teatral e traz no currículo prêmios como o de Melhor Trabalho em Grupo, com “Animais Anômalos” (2016); Melhor Espetáculo Infantil, com “Um presente para a Princesa” (2017); e Melhor Pesquisa de Linguagem, com “3×4” (2019).