Tribuna Ribeirão
Cultura

Tragédia da boate Kiss vira série

EBEC/DIVULGAÇÃO

A tragédia na boate Kiss, que matou 242 pessoas em 2013 na cidade de Santa Ma­ria, no Rio Grande do Sul, vai ganhar uma minissérie na Netflix. Todo Dia a Mesma Noite, baseada no livro ho­mônimo sobre o incêndio na boate Kiss, escrito pela jorna­lista Daniela Arbex, ganhou trailer oficial.

A produção de cinco epi­sódios, que tem direção ge­ral de Julia Rezende, direção de Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein, estreia no dia 25, pouco antes da tragé­dia que é considerada uma das maiores do país, comple­tar 10 anos (o acidente que deixou mais de 600 pessoas feridas, além de tantos mor­tos, aconteceu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013).

“Todo Dia a Mesma Noi­te nos permite olhar para um acontecimento trágico da his­tória recente do país e refletir sobre a justiça”, diz Rezende. “A morte de 242 jovens que saíram para se divertir numa festa e nunca voltaram para casa é um evento traumático, retratar essa história é uma forma de jogar luz sobre esse acontecimento para que não se repita jamais”, continua. “Ela apresenta, para a atual geração e as futuras, os bas­tidores de um dos aconteci­mentos mais dramáticos do Brasil”, complementa Arbex, que assina a consultoria cria­tiva da produção.

A história será contada como uma ficção a partir dos escritos de Arbex. Para o livro, a jornalista entrevistou mais de 100 pessoas envolvidas di­retamente e indiretamente no caso. Um trabalho minucioso foi feito pelo roteirista Gus­tavo Lipsztein para, a partir do livro, selecionar persona­gens que ajudassem a contar a trama. “A série tem como personagens centrais famílias com origens diversas que se uniram no enfrentamento da dor e da busca por justiça”, diz Rezende. “Nosso recorte foi o das famílias que tiveram uma relação combativa e conflituo­sa com o Ministério Público, pais que inclusive chegaram a ser processados pelo MP”, completa.

A minissérie pretende ser bastante fiel ao livro de Ar­bex. “Como autora, o mais importante para mim é que a série fosse tão respeitosa quanto o livro. E ela é. Apesar de existirem algumas licenças poéticas – necessárias para o formato da narrativa -, ela se­gue o caminho do livro e nos coloca dentro da boate na­quele 27 de janeiro de 2013”, conta a jornalista.

Apesar de completar 10 anos, o acidente ainda está muito presente na memória dos brasileiros. No entanto, o foco da história será mos­trar a luta por justiça dos familiares e sobreviventes. “Ao recriar o incêndio, o es­pectador terá a chance única de exercitar sua empatia e de enxergar o difícil caminho da busca por justiça em nosso país”, diz Arbex.

No elenco de Todo Dia a Mesma Noite estão artis­tas consagrados como De­bora Lamm, Thelmo Fer­nandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Raquel Karro e Bel Kowarick – que interpretam personagens cujas vidas fo­ram destroçadas pela perda dos filhos -, além de Erom Cordeiro e Laila Zaid, que dão vida aos policiais respon­sáveis por investigar o caso, e Flávio Bauraqui como o advogado das famílias. Pao­la Antonini, Nicolas Vargas, Manu Morelli, Luan Vieira, Miguel Roncato e Sandro Aliprandini interpretam jo­vens vítimas da tragédia.

A minissérie é uma pro­dução da Morena Filmes para a Netflix e tem Mariza Leão, Tiago Rezende e Gustavo Lipsztein como produtores executivos.

Postagens relacionadas

Canal Brasil exibe o documentário inédito “Faça Você Mesma”, de Letícia Marques

Redação 1

A dupla Anavitória se apresenta no Pedro II em fevereiro

Redação 1

‘Concerto di Natale’ será neste sábado

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com