Tribuna Ribeirão
Turismo

Os mais belos castelos do Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Visitar um castelo geral­mente está no roteiro de quem viaja para algum país europeu. Erguidos na Idade Média para proteger reis e rainhas de ata­ques inimigos, essas construções imponentes se tornaram verda­deiros pontos turísticos e atraem pessoas de todo o mundo. Mas engana-se quem pensa que essas residências se mantêm exclusi­vas ou extremamente restritas. Hoje, muitas delas se tornaram locais de hospedagem.

Se você sempre sonhou em se hospedar em um castelo e pesquisa sobre eles pelo mun­do, então, com certeza, você conhece em detalhes lugares tão famosos como o Castelo de Neuschwanstein, na Alema­nha, ou o Castelo de Edimbur­go, na Escócia. Mas você sabia que o Brasil também é a casa de castelos impressionantes?

O castelo é hoje um hotel de luxo que já serviu de cenário para várias novelas e filmes

A Civitatis, empresa líder em distribuição online de vi­sitas guiadas, excursões e ati­vidades em diferentes idiomas, apontou os 10 castelos mais bonitos do Brasil. Listaremos cinco nesta edição e cinco no próximo domingo. Confira:

Castelo de Batel – Curitiba (PR)
Construído na parte no­bre de Curitiba, no sul do Brasil, este castelo foi ideali­zado pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luiz Guimarães e é inspirado nos castelos franceses do Loire.
A sua construção começou em 1924 e foi concluída em 1928. Hoje em dia, funciona como centro de eventos, mas no passado foi o cenário de festas ilustres e residência de impor­tantes famílias da região. Outro ponto importante, principal­mente se você ama o Natal, é que o castelo é um importante ponto turístico de Curitiba nessa época do ano, pois recebe uma decora­ção especial durante as festivida­des natalinas.

Inspirado nos castelos franceses, a construção do Castelo de Batel começou em 1924 e foi concluída em 1928

Castelo de Itaipava – Petrópolis (RJ)
O castelo de Itaipava, lo­calizado em Petrópolis (RJ), foi construído pelo barão J. Smith de Vasconcellos e pe­los arquitetos Lúcio Costa e Fernando Valentim como uma reprodução de um cas­telo renascentista.
Antigamente, era conhe­cido como “castelo do Barão”, no entanto, hoje em dia é um hotel de luxo que já serviu de cenário para várias novelas e filmes, além de ter sido fre­quentado por várias persona­lidades ilustres brasileiras.
Há dados muito interes­santes sobre a sua constru­ção. Por exemplo, você sabia que foi completamente cons­truído com materiais trazi­dos da Europa por famílias europeias? Além do mais, a sua construção total levou cerca de cinco anos.

Castelo da Ilha do Fiscal – Rio de Janeiro (RJ)
Lisboa? Zurique? Não! O terceiro castelo da nossa lista também está no Rio de Ja­neiro. Situado no interior da baía de Guanabara, foi cons­truído por ordem do impe­rador Dom Pedro II e fica ao lado do centro histórico do Rio de Janeiro.
Está situado na Ilha do Fiscal, famosa por ter sido o lugar onde ocorreu a última grande festa do Império antes da Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889. O castelo é de estilo gó­tico-provençal, mas a decora­ção do seu interior é típica da época do império.

Castelo ao estilo Gaudí não está aberto ao público, mas se consolidou como ponto turístico

Castelo de Pesqueira – Pesqueira (PE)
O castelo de Pesqueira é uma residência fortifica­da no estado brasileiro de Pernambuco ao estilo do ar­quiteto catalão, Gaudí. Foi planejada por um empresá­rio da cidade em 1999 como um projeto de ampliação da sua própria casa.
Sua decoração exterior conta gárgulas, ameias e cor­rentes, enquanto o interior está repleto de luxuosos lustres e obras de arte. Embora não esteja aberto ao público, não é nenhuma surpresa que essa construção tão curiosa tenha se tornado um importante ponto turístico da cidade.

Castelo da Villa Medieval – São José dos Campos (SP)
Inspirado em outras forta­lezas europeias, como o cas­telo de Langeais, na França, e o de Monmouth, em Gales, o Castelo da Villa Medieval abriga atualmente o Centro de Artes Suzana Laïs de Men­donça, que realiza diversos eventos culturais privados.
O castelo tem salas de mú­sica e de conferência para mais de 200 pessoas, além de salas de dança, estúdios para música e pinturas e até um spa!

O castelo tem salas de música e de conferência para mais de 200 pessoas, além de salas de dança, estúdios para música e pinturas

Postagens relacionadas

Festas juninas movimentam turismo local e geram empregos para as comunidades

Redação 1

Brasil promove campanha “Felizes por Natureza” na Rússia

Redação 1

Bragança abre as portas para o São João

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com