Tribuna Ribeirão
Geral

‘Farmácia da Gente’ – RP arrecada 44.299 amostras em 2022

DIVULGAÇÃO

Uma iniciativa de farmacêu­ticos do Estado de São Paulo está angariando e distribuindo medi­camentos para a população mais necessitada do interior paulista. O programa, que tem o apoio do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), conse­guiu arrecadar em 2022 ao todo 110.089 medicamentos, além de oferecer 67.151 atendimentos a pacientes nas cidades de Ribei­rão Preto, Presidente Prudente e Mogi Guaçu.

O programa consiste no recebimento de doação de medicamentos pelas farmá­cias, incluindo amostras grá­tis, oriundos da população, de clínicas e profissionais da saúde, bem como de empresas do segmento farmacêutico, e sua subsequente dispensação gratuita à população, sob res­ponsabilidade de farmacêuti­cos, após avaliação visual da integridade física e da data de validade dos produtos.

Em Ribeirão Preto, o proje­to leva o nome de Farmácia da Gente e conseguiu em um ano arrecadar 44.299 amostras de medicamentos e realizar 24.832 atendimentos. É referência na distribuição gratuita de medica­mentos para a população caren­te e está sob a responsabilidade do Fundo Social de Solidarieda­de. Foi criado em 2002, pela lei municipal 9.498/02, e comple­tou 20 anos de funcionamento em março de 2022.

Mantido por meio de doa­ções da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos do município, o Farmácia da Gente é um pro­grama de distribuição gratuita de remédios que complementa os medicamentos que a Secre­taria Municipal de Saúde não distribui na rede pública.

Os medicamentos recebi­dos em doação passam por uma triagem e, posteriormen­te, são disponibilizados aos in­teressados. A população tam­bém conta com orientações de farmacêuticos sobre a auto­medicação e a importância do comprometimento do pacien­te com o seu tratamento.

Para receber o medicamen­to gratuitamente é necessário a apresentação da receita médi­ca de Ribeirão Preto, compro­vante de residência e os docu­mentos pessoais – Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do cadastro na rede pública municipal (Hygia). Fica na rua Cerqueira César nº 383, Cen­tro, com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das oito horas às 16h30.

Em Mogi Guaçu, foram 35.790 amostras de medicamen­tos e 30.319 atendimentos. Em Presidente Prudente, o projeto é realizado pelo município em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), conta com mais de 15 anos de exis­tência e tem o nome de “Projeto de Extensão e Assistência Co­munitária”. No ano passado, a iniciativa arrecadou cerca de 30 mil amostras de medicamentos e atendeu doze mil prescrições.

A universidade possui uma farmácia mantida com medica­mentos arrecadados por meio do “Trote do Bem”, uma ativi­dade solidária realizada pelos calouros de medicina que saem em busca de doações de medica­mentos. Os medicamentos ven­cidos, cerca de 40 a 50 quilos por mês, são separados, documen­tados e recolhidos pelo serviço de resíduos da universidade, que posteriormente promove o des­tino final adequado.

Para que outras cidades tam­bém contribuam, o programa deve ser vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, a dispen­sação somente poderá ser rea­lizada em farmácias legalmente habilitadas e para que seu fun­cionamento seja permitido, exi­gem-se vários documentos.

A lista traz Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitá­ria (Anvisa); licença ou alvará sanitário expedido pelo ór­gão estadual ou municipal de vigilância sanitária; certidão de regularidade técnica, emi­tida pelo Conselho Regional de Farmácia; manual de Boas Práticas Farmacêuticas; e as­sistência farmacêutica durante todo o período de funciona­mento do estabelecimento.

O CRF-SP oferece apoio legislativo aos municípios na elaboração de um projeto de lei que regulamente a criação do Programa de doação de medicamentos no Município. Vereadores interessados em implementar a iniciativa em sua cidade podem entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].

Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêu­tico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regio­nal de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) é a maior entidade fiscalizadora de esta­belecimentos farmacêuticos do país, com mais de 80 mil fisca­lizações anuais em farmácias, drogarias, hospitais, indústrias, laboratórios, transportadoras e mais de 74 mil profissionais inscritos no Estado. Mais in­formações www.crfsp.org.br.

Postagens relacionadas

Ponte na Zona Sul segue interditada  

Redação 2

Covid-19 já causou 2.575 mortes no País

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com