Tribuna Ribeirão
Cultura

Encontro de Reis volta após 3 anos

Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais eventos do Brasil, chega à 30ª edição neste ano: são esperadas 15 mil pessoas   (JF PIMENTA/ARQUIVO)

O 29º Encontro Nacional de Folia de Reis, um dos mais tradicionais eventos do Brasil, voltará a ser presencial após três anos de ausência por causa da pandemia de co­ronavírus. Organizado pela prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Mu­nicipal de Cultura e Turismo, o evento anual é realizado na praça José Rossi, na Vila Vir­gínia, no último domingo de janeiro, que em 2023 será no dia 29.

A partir das nove horas haverá a celebração da San­ta Missa com a cerimônia da bênção das bandeiras de reis, Nossa Senhora Apareci­da (padroeira do Brasil) e de São Sebastião (padroeiro de Ribeirão Preto). Logo em se­guida, às dez horas, acontece o hasteamento das bandeiras. Depois, às 10h30, começam as apresentações musicais – não se limitam apenas ao palco.

Os eventos se estendem durante todo o dia – até as 21h30 – com as companhias de reis e congadas. O encon­tro também é marcado pela tradicional encenação do presépio ao vivo com o Gru­po de Teatro de Reisado, diri­gido por Carminha Rezende, composto por 30 atores. Está marcado para começar às 16h30. A expectativa é rece­ber 15 mil pessoas aproxima­damente.

Em 2019, em 26 de janeiro, cerca de dez mil pessoas acompanharam o desfile das 25 companhias de reis e congadas em Ribeirão Preto

A última edição presencial do evento ocorreu em janeiro de 2020, pouco antes de a Or­ganização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia. Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a folia de reis celebra de maneira dife­rente o nascimento do meni­no Jesus e a visita dos três reis magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O Encontro Nacional de Folia de Reis conta ainda com a participação das secretarias municipais de Infraestrutura, Água e Esgoto (Saerp), Justiça (Guarda Civil Metropolitana e Fiscalização Geral) e Saú­de (Vigilância Sanitária), da Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano (Transerp) e da Polícia Militar (PM).

Em 2021, a Secretaria Municipal da Cultura e Tu­rismo participou de um edi­tal do governo de São Paulo, o Tradição SP, cujos recursos financeiros no valor de R$ 25 mil iriam auxiliar na execu­ção da atividade naquele ano. Com o cancelamento da tra­dicional festa, a pasta decidiu produzir um documentário sobre o encontro. No ano passado, o evento foi online.

“Devido à necessidade de suspensão da mesma frente à pandemia, o Museu da Ima­gem e do Som de Ribeirão Preto, a Divisão de Patrimô­nio Cultural e a Apaa (Asso­ciação Paulista dos Amigos da Arte) procedem a capta­ção de imagens para um mi­nidocumentário e posterior exposição de fotos com as folias, a fim de registrá-las”, disse a prefeitura, em nota, em 2021.

Outro produto deste pro­jeto é um inventário de refe­rências culturais da folia de reis como patrimônio ima­terial. “Ao ser finalizado, o inventário será entregue ao Conppac (Conselho Munici­pal de Preservação do Patri­mônio Cultural) e ao Con­dephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Ar­queológico, Artístico e Turís­tico) para pedido de registro como forma de expressão da cultura tradicional paulista”, dizia a nota.

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a folia de reis celebra o nascimento do menino Jesus e a visita dos três reis magos

Em 2019, em 26 de janei­ro, cerca de dez mil pessoas acompanharam o desfile das 25 companhias de reis e con­gadas, que trouxeram cerca de dois mil integrantes de várias localidades do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Goiás e outras.

As companhias entoa­ram diversas canções e rezas em homenagem aos três reis magos Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar – o Dia de Santos Reis é celebrado anualmente em 6 de janeiro, mas a festa em Ribeirão Preto acontece no último final de semana do mês.

O evento também foi marcado pela tradicional en­cenação do presépio de rei­sado composta por 30 atores e com a apresentação das fo­lias e congadas. As apresen­tações também percorreram as casas do bairro, quando os músicos visitaram as fa­mílias em coro, onde foram recebidos com comes e be­bes típicos da data.

Evento começa com celebração da Santa Missa e cerimônia da bênção das bandeiras de reis, Nossa Senhora Aparecida e de São Sebastião

A história da folia de reis
Festejo de origem portugue­sa, foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural nacional e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ligado às comemorações do catolicis­mo, faz parte do ciclo do Natal, quando são feitas as comemo­rações do nascimento de Jesus com festas populares como congadas, folia de reis, império do divino, reinado do rosário e pastorinhas.

Conhecida como reisado, também tem caráter folclórico (espécie de folguedo). Segundo a tradição católica, no momento que os reis magos avistaram no céu a Estrela de Belém, foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra. Por trás dos presentes levados havia uma simbologia: a realeza (ouro), a divindade ou a fé (incenso) e a imortalidade (mirra).

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura po­pular folclórica, a folia de reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Bel­chior – e Baltazar), reunindo milhares de devotos e voluntá­rios. A festa tem como objetivo resgatar raízes e preservá-las como bem imaterial da cidade.

Postagens relacionadas

‘A Vela’ aborda conflito familiar entre filha drag queen e seu pai letrado

Redação 1

Atriz Chica Xavier, de novelas como ‘Renascer’ e ‘Sinhá Moça’, morre aos 88 anos

Redação 1

Final do Miss Comerciária 2024 acontece neste sábado

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com