Tribuna Ribeirão
Turismo

Mergulho no refúgio ecológico de Alcatrazes

As Ilhas em São Sebastião: mar parece uma piscina natural. Localizada a um quilômetro e meio das praias Barra do Sahy, Juquehy e Barra do Una, formam uma única ilha com duas praias de areias brancas e finas e águas transparentes (Fotos Alf Ribeiro/Expressão Studio)

Na década de 1960, alguns brasileiros começaram a fazer cursos no exterior e deram início à prática do mergulho no país. Os equipamentos necessários para o esporte foram trazidos por pilotos de companhias aéreas dos Estados Unidos nesse mesmo tempo. O desenvolvimento do mergulho foi rápido e logo algumas certificadoras internacionais abriram as portas no país. Um grande salto na popularidade da prática veio com a visita do francês Jacques Cousteau ao Brasil na década de 1980. Imagens dele mergulhando com botos-cor-de-rosa no Rio Amazonas certamente inspiraram pessoas em todo o mundo.

Hoje em dia, por toda costa brasileira, o mergulho é praticado. Em São Paulo, em Juquehy, o Hiu Hotel oferece aos hóspedes uma série de mergulhos e uma visita embarcada ao refúgio ecológico do arquipélago de Alcatrazes. Distante 35 km ao sul de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, o pico possui 10 pontos de mergulho com diferentes níveis de dificuldade.

O arquipélago de Alcatrazes é protegido como uma unidade de conservação integral da marinha nacional, com extrema importância por toda sua biodiversidade marinha, com a maior quantidade de peixes do Sudeste.

O local também é habitado por uma série de algas, esponjas e corais, além de ser refúgio de tartarugas marinhas, baleias, golfinhos e diversas espécies de tubarões. Budiões, que normalmente são ariscos, permitem sua aproximação e são maiores do que o que costumamos ver em outros pontos de mergulho na costa brasileira. Entre os 10 pontos estão a Tartaruga e Baba de Boi, ambom com muita facilidade para que iniciantes pratiquem o mergulho, e os pontos Tubarão e Parcel 5, considerados de grau avançado de dificuldade.

Opção de hospedagem – Para quem estiver interessado em curtir as belezas dessa parte do litoral paulista, tem no Hiu Hotel um espaço para aproveitar durante a alta estação. O pacote está conjugado com a infraestrutura do Hiu Hotel para casais adultos. São apenas 17 suítes para dar mais exclusividade aos hóspedes e um serviço muito atencioso e personalizado.

São Sebastião

A cidade foi a primeira a ser construída no litoral norte paulista e integra o Circuito Rota da Liberdade. Antes habitada por povos indígenas, Tupinambás e Tupiniquins, foi colonizada pelos portugueses nos anos de 1636. Quem visita a estância balneária, faz uma verdadeira viagem ao seu passado através do seu rico patrimônio histórico-cultural. A vasta Mata Atlântica que rodeia suas deslumbrantes praias, tornam a região uma das mais belas e badaladas do litoral paulista. O aconchego das praias de Juqueí, Paúba e das duas Toque-Toque, fazem mais o perfil das famílias. Quem prefere o calor das baladas, procura as paradisíacas Maresias e Camburi, que fervem de dia e de noite. No pé da Serra do Mar, muito próximo da areia, o visitante pode desfrutar de ricos passeios ecológicos e de aventura com belas trilhas e cascading. Para completar, oferece uma requintada infraestrutura incluindo hotéis, bares e restaurantes.

Destaque também para o Convento Nossa Senhora do Amparo – Construção datada do século XVII apresenta as características das igrejas da época colonial. Confeccionada em pedra, com ornamentação, vergas, obreiras e cunhais em pedra. O espaço possui também nave única, capela-mor separada da nave por arco-cruzeiro.

Postagens relacionadas

Filme inspira roteiro por Grécia e Ásia

Redação 1

Gasto de turistas estrangeiros no Brasil cresce 6% no primeiro semestre

Redação 1

Governo vai disponibilizar R$ 5 bi para setor de turismo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com