Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Idosos do Clube de Leitura 6.0 em RP leram 6.874 obras em 2022

Grupo se encontra em residênciai, bibliotecas, centros de convivência e cafeterias - Foto – Divulgação

Pertencentes a uma das faixas da população brasileira que menos tem o hábito de ler, pessoas idosas de Ribeirão estão mudando essas estatísticas. Elas fazem parte do Clube de Leitura 6.0, do Observatório do Livro, e são 483 membros divididos em 23 clubes na cidade. Juntas, elas leram 6.874 obras no ano que passou, e vale lembrar que a média de leitura do país é 4,97 livros por habitante/ano, segundo Retratos da Leitura no Brasil, do Ibope/Instituto ProLivro.

Acompanhados por mediadores de leitura e 10 voluntários treinados, os participantes dos clubes passaram pela pandemia e já se encontram presencialmente há algum tempo em residenciais para pessoas idosas, bibliotecas, centros de convivência e cafeterias. No final de 2022, eles realizaram várias confraternizações fortalecendo os laços para o ano que começa.

O projeto – “Os clubes de leitura virtuais ajudaram as pessoas idosas a atravessarem e vencerem o isolamento social da pandemia”, afirma Galeno Amorim, presidente do Observatório do Livro. Os participantes têm acesso a uma biblioteca de 30.000 eBooks e os encontros mediados são semanais. Com a chegada da pandemia, os idosos aprenderam a manusear celulares e computadores com os instrutores voluntários, para conversar sobre o livro lido e, às vezes, com os próprios autores.

Além dos encontros, sejam físicos ou virtuais, destaca Galeno, há vários outros benefícios da leitura literária para essa faixa etária. “Os livros e as rodas de conversa propiciam entretenimento, lazer cultural de qualidade, aprendizagem contínua e mesmo um maior bem-estar físico e emocional”, acrescenta ele.

Enquadrado na Lei Federal do Idoso (permite o abatimento de empresas e pessoas físicas na hora de declarar o Imposto de Renda), o Clube de Leitura 6.0 foi escolhido em editais públicos pelo Conselho do Idoso do Estado de São Paulo e o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto e é apoiado totalmente pela iniciativa privada com patrocínios de empresas como Americanas, Atacadão, Arteris, Bayer, Bic, Deloitte, GetNet, Nitro Química, Premier, Sotreq, UOL e Valid, entre outras.

Postagens relacionadas

Juiz manda IPM pagar aposentados

Redação 1

Tenores da Cia. Minaz se apresentam na Instituição Aparecido Savegnago no dia 1º de setembro

Redação 4

Oriente Médio e a África em navios de luxo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com