Tribuna Ribeirão
SindTur Notícias

O QUE ESPERAR PARA 2023

Aguinaldo Rodrigues da Silva – Presidente do Sindtur

Segundo Paulo Freire, “é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar”. Esperançar é se levantar, é ir atrás, construir, é não desistir. Esperançar no momento atual, é levar adiante, é juntar-se com outros desiguais, para fazer de outro modo. Os brasileiros querem ser mais otimistas em 2023, mesmo porque, mais do que a expectativa condicional de ocorrer algo bom, é preciso também agir, para a roda da vida seguir girando. A pandemia transformou a vida em algo difícil. Foram dois anos em que perdemos pessoas, empregos, negócios, amores, vínculos e empobrecemos no sentido econômico. Como diretor de um Sindicato de Serviços, a minha perspectiva, neste momento, é bem realista, é esperançar de que o novo governo venha recriar conexões que possam restabelecer laços produtivos com os setores culturais, empresas de eventos, hotéis, bares e restaurantes e desenvolver um plano de quatro anos de reconstrução. Somos tão responsáveis por ações de justiça social quanto a educação, meio-ambiente, economia, saúde e desenvolvimento. Aliado a isso, outras incertezas políticas mundiais, ampliam os receios com a economia global, gerando volatilidade e aumentando a cautela do mercado financeiro brasileiro. A inflação segue sendo um problema sério tanto nos EUA como na Europa, a guerra da Rússia continua escalando sem sinais claros de uma solução e a economia chinesa continua desacelerando. Quanto ao contexto doméstico, o novo governo vai enfrentar grandes desafios do lado fiscal, e que serão debatidos a partir do novo ano com um Congresso, que se reposiciona de maneira antagônica no espectro político. Então, o que esperar do ano novo? O lado bom, é que o Brasil entrou no processo desinflacionário muito antes do resto do mundo, estrategicamente posicionado como um dos principais produtores de commodities. Nossos ativos seguem baratos em função da desvalorização cambial sofrida desde a pandemia e possibilitando atrair investidores estrangeiros ao longo de 2023. Em suma, apesar de termos grandes desafios pela frente e ainda existirem incertezas em relação a política do próximo governo, o cenário tende a ser vantajoso e os ativos brasileiros vão oferecer boas oportunidades para 2023. Agora, só esperançar para ver.

Empresas dão importante passo rumo a uma logística mais simples

Com a atuação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e de um grupo de entidades e associações por uma logística mais simples, uma demanda antiga das empresas de transporte finalmente foi atendida no fim de 2022. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou os Ajustes Sinief 48, 49 e 50, que desobrigam a emissão impressa de alguns documentos auxiliares para o transporte de cargas. Com isso, desde 1º de janeiro de 2023, os motoristas já não precisam ter em mãos as versões impressas do Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte eletrônico (DACT-e) e do Documento Auxiliar de Manifesto de Documento Fiscais eletrônico (DAMDF-e), para fins de fiscalização.

Com a publicação destas medidas, a apresentação dos documentos poderá ser realizada em meio eletrônico, assim como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A versão impressa somente será exigida em caso de emissão em contingência, seguindo as regras do Manual de Orientação do Contribuinte (MOC).

Os ajustes atendem aos pedidos encaminhados pela FecomercioSP em conjunto com um grupo de entidade ao Confaz, como parte da atuação que há anos é desempenhada tendo como principal objetivo a redução da burocracia na logística.

Em breve, Código de Defesa do Empreendedor pode virar lei nacional

O Projeto de Lei (PL) que cria o Código de Defesa do Empreendedor, com validade para todo o País, foi aprovado na Câmara dos Deputados no fim de dezembro. Em breve, a proposta passará pelo Senado, e a expectativa é de que vire lei ainda em 2023. Caso isso ocorra, será um avanço importante para as empresas, pois muitos procedimentos do dia a dia serão facilitados, como licenciamento, obtenção de documentos de forma digital e acesso a sistemas de órgãos públicos integrados nacionalmente. Além disso, a lei vai tornar a resposta de contestações de pedidos de documentação mais célere. O PL também permitirá a dupla visita antes da emissão de multas aos empreendedores.

Inteligência artificial já é aliada de grandes empresas

A inteligência artificial vem se tornando uma nova aliada de grandes empresas na busca por aumentar a produtividade, conhecer o impacto ambiental de sua produção e melhorar os indicadores de sustentabilidade. Informações coletadas por sensores nas máquinas e análise de bancos de dados com histórico da produção e outras variáveis, como meteorológicas e de mercado, têm otimizado o funcionamento das máquinas e o uso de recursos na indústria e no campo.

Entre os exemplos estão as soluções adotadas pela Braskem, do setor petroquímico, usando algoritmos para definir a melhor formulação na hora de produzir plásticos reciclados. Diretor técnico da companhia, Guilherme Baeta diz que o trabalho combina resina virgem – produzida na própria empresa – com o plástico consumido e recolhido para reintrodução no mercado. A diferença no controle de qualidade que é possível ter nesses dois tipos de materiais torna mais complexo definir qual produto final criar e qual a melhor formulação para chegar até ele, explica o executivo.

Segundo Baeta, essas decisões estão sendo apoiadas pela inteligência artificial, que aponta as cinco melhores alternativas de acordo com o cenário. Ele diz que a produção de reciclados partiu de um volume incipiente em 2020. Agora a empresa busca acelerar a produção para atingir 300 mil toneladas de produtos desse tipo comercializados até 2025.

Postagens relacionadas

CONVENÇÃO 158 DA OIT – EFEITO NEFASTO SOBRE O TRABALHO

William Teodoro

E SE TUDO NÃO CORRER COMO PLANEJADO?…

William Teodoro

CNC inaugura escritório internacional em Lisboa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com