Tribuna Ribeirão
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Tarifas de cartas são reajustadas

Foto: Agência Brasil

O Ministério das Comuni­cações publicou na terça-feira, 26 de abril, em edição extra do Diário Oficial da União, a por­taria número 5.361/2022 que autoriza reajuste de 9,5% nas tarifas dos serviços postais nacionais e internacionais prestados pelos Correios em regime de exclusividade.

A norma, que entra em vi­gor a partir de segunda-feira, 2 de maio, se refere às tarifas de serviços nacionais de carta e ae­rograma, franqueamento autori­zado de cartas (F AC), telegrama nacional (agência, telefone e in­ternet) e correspondência agru­pada (malote) e aos internacio­nais de cartas e cartões postais nas modalidades econômica e prioritária e telegramas.

Além disso, também serão atualizados os preços públicos dos serviços nacionais de res­posta, V-post, carta via Internet (CVI), aviso VPNE, franquea­mento autorizado de cartas esta­dual e Local (simples, registrado e registrado com acusação de recebimento, o popular AR) e Nacional (registrado e registra­do com AR) e carta mundial via internet e cupom resposta.

O reajuste foi aprovado em estrita observância aos dispositi­vos legais, principalmente a por­taria do Ministério da Economia nº 3.297/2022 e a do então Mi­nistério da Fazenda nº 386/2018, que regulamentam o processo de reajuste e revisão das tarifas e dos preços públicos pratica­dos pelos Correios na presta­ção dos serviços postais em regime de exclusividade.

O reajuste é inferior ao Ín­dice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de janeiro a dezembro de 2021, que foi de 10,06%, e visa tão somente compensar os efeitos da inflação do período. É importante desta­car que essa medida não se apli­ca aos serviços concorrenciais.

Pelo segundo ano consecu­tivo, os preços praticados para os serviços de encomendas na­cionais (Sedex e PAC por exem­plo) e internacionais (serviços de importação e exportação) não foram reajustados. Além disso, estão mantidas todas as reduções de preços aplicadas a partir de 31/01/2022, que con­templaram mais de 420 cida­des em todo o país.

“Reforçamos que a manu­tenção e redução de preços nes­sas localidades visam garantir às empresas as melhores condições e oportunidades de negócio do e-commerce, com vistas à sua sustentabilidade”, diz nota da Empresa Brasileira de Cor­reios e Telégrafos (ECT).

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