Na manhã desta quinta-feira, 28 de abril, a prefeitura de Ribeirão Preto entregou a primeira etapa do corredor de ônibus Norte-Sul, na avenida Independência a partir da rua João Penteado, no Jardim Sumaré, até o bairro Jardim João Rossi, na Zona Sul. Com cerca de 20 quilômetros, será o maior em extensão da cidade.
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) participou da liberação do trânsito na rotatória das avenidas Independência e Professor João Fiúsa e destacou a remodelação do cruzamento. “Os veículos que vêm pela Independência irão passar dentro da rotatória e aqueles que estiverem em trânsito na João Fiúsa, continuam no sentido da rotatória”, explica.
O trecho liberado irá beneficiar os moradores dos bairros Jardim Califórnia, Jardim João Rossi, Residencial Flora, Alto da Boa Vista, Jardim Sumaré, Jardim América, Centro, Vila Seixas, Jardim Paulista, Jardim Mosteiro, Jardim Paulistano e Jardim Independência, segundo informações da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
“Essa rotatória sempre foi um problema para a cidade, pois nos horários de pico a passagem dos veículos ficava estrangulada. Com essa abertura, nós pretendemos solucionar esse problema, trazendo uma resposta mais ágil e fácil para a comunidade e o transporte coletivo”, afirma o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.
A etapa liberada pertence aos trechos 2 e 3, que contam com investimento de cerca de R$ 40 milhões, sendo um projeto diferenciado dos demais corredores de ônibus, já que as paradas de ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, com faixa de rolamento exclusiva para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais.
A DGB Engenharia e Construções é responsável pela obra, que tem previsão de entrega para agosto deste ano. Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.
As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.
O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, Viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.