Tribuna Ribeirão
Geral

Fundação Procon notifica McDonald’s

DIVULGAÇÃO/MCDONALD’S

A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – ór­gão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cida­dania – notificou o Arcos Dourados Comércio de Ali­mentos, da rede de fast food McDonald’s, pedindo expli­cações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha.

A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sandu­íches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos den­tre outros) e documentos que comprovem os testes de quali­dade realizados, demonstran­do o processo de manipulação, acondicionamento e tempo in­dicado para consumo.

Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondiciona­mento dos produtos nas lojas físicas para consumo imedia­to e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitá­rios e das mídias de divulga­ção da linha de 2022.

O Procon de São Paulo também quer ter acesso ao material da campanha ime­diatamente anterior dos san­duíches com a presença de “sabor acentuado de churras­co e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empre­sa e por parceiros.

O órgão de defesa do con­sumidor requer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercializa­ção dos produtos junto aos ór­gãos oficiais competentes, bem como dos termos das respec­tivas campanhas publicitárias vinculadas. Os esclarecimen­tos deverão ser prestados até segunda-feira, 2 de maio.

O McDonald’s ainda não se pronunciou sobre a notifica­ção do Procon-SP. Mais cedo, informou que iria ajustar a pu­blicidade para que a composi­ção do hambúrguer esteja es­pecificada. “Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa­mos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, disse a rede.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publici­tária (Conar) informou nesta quinta-feira, 28 de abril, que abriu no dia 26 um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária, a par­tir de reclamação de consumi­dores. O procedimento visa apurar eventual infração ao Código Brasileiro de Autorre­gulamentação Publicitária.

O McDonald’s admitiu que os novos lanches podem não ter picanha depois que o blog Coma com os olhos publicou a informação e disse que pode­ria entrar com representação contra a possível propaganda enganosa no Conar e no Pro­con de São Paulo.

Em 5 de abril, a rede de fast food McDonald’s incluiu no cardápio uma nova linha de hambúrgueres conhecidos como McPicanha. Mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.

Postagens relacionadas

Rede de transporte ganha novo nome 

Redação 10

Pesquisa muda forma de entender mecanismo dos buracos negros

Redação 1

PUBLICIDADE: AGRO TRIBUNA – A Revista sobre o Agronegócio na Região Metropolitana

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com