A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – notificou o Arcos Dourados Comércio de Alimentos, da rede de fast food McDonald’s, pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha.
A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.
Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022.
O Procon de São Paulo também quer ter acesso ao material da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.
O órgão de defesa do consumidor requer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas. Os esclarecimentos deverão ser prestados até segunda-feira, 2 de maio.
O McDonald’s ainda não se pronunciou sobre a notificação do Procon-SP. Mais cedo, informou que iria ajustar a publicidade para que a composição do hambúrguer esteja especificada. “Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, disse a rede.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou nesta quinta-feira, 28 de abril, que abriu no dia 26 um processo para verificar a veracidade da mensagem publicitária, a partir de reclamação de consumidores. O procedimento visa apurar eventual infração ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O McDonald’s admitiu que os novos lanches podem não ter picanha depois que o blog Coma com os olhos publicou a informação e disse que poderia entrar com representação contra a possível propaganda enganosa no Conar e no Procon de São Paulo.
Em 5 de abril, a rede de fast food McDonald’s incluiu no cardápio uma nova linha de hambúrgueres conhecidos como McPicanha. Mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.