Segundo relatos, unidade estava vazia a espera por consultas superou 5h
Pacientes da UPA Norte, localizada na Avenida General Euclides Figueiredo, no bairro Adelino Simioni, reclamaram do atendimento lento na unidade na madrugada desta terça-feira (26). De acordo com os relatos, poucas pessoas estavam esperando para ser atendidas e mesmo assim as consultas registraram demora de mais de cinco horas.
Uma das pessoas que fizeram reclamação foi Rubia Luque, 35 anos, que deu entrada na UPA por volta de meia noite. De acordo com a paciente, ela só foi chamada pelo médico depois das 4 da manhã.
“O que me deixou mais revoltada foi a demora. Tinham pessoas esperando até antes de mim e não tinha médico pra atender. Disseram que tinha três médicos no plantão, mas que eles só atendiam juntos até meia noite. Depois era um médico só, que foi o que a gente viu”, afirmou Rubia.
De acordo com a escala oficial, disponibilizada no site da prefeitura, de fato, três médicos estavam de plantão naquele horário. Entretanto, o tempo de espera e os relatos dos pacientes divergem com a informação oficial.
A UPA Norte atende a região formada pelos bairros Quintino Facci, Simioni e adjacências. O prédio comporta leitos de retaguarda, sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, Raio-X, eletrocardiograma, sala para serviço social, duas salas para classificação de risco, quatro consultórios pediátricos e cinco para clínica médica.
Outro lado
Em nota, a prefeitura limitou-se a dizer que a unidade operou com o número de médicos indicado na escala oficial.
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que a unidade de saúde operou na data questionada com três médicos no plantão nas três áreas de atendimento, setores verde, amarelo e vermelho”.