No próximo dia 28 de abril, os grupos Caneteando e Samba da Opinião e o músico Agrício Costa vão lançar, nas plataformas digitais, o single “Brasão Verde e Rosa”, com participação de Bira Show da Mangueira, filho de Padeirinho da Mangueira.
A música composta por Thiago Peres (Padoca), Agrício Costa e Bira Show da Mangueira faz uma homenagem à Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, citando desde a importância das cores do seu pavilhão até a simplicidade e hospitalidade dos moradores e integrantes da comunidade.
“Na canção trazemos elementos fundamentais da Mangueira, citamos o manto sagrado com suas cores verde e rosa, o surdo de primeira que é uma característica mangueirense e saudamos uma das árvores do samba, que possui vários compositores fundamentais para música brasileira em suas raízes”, detalha Agrício Costa.
Agrício Costa
Músico, cantor, compositor e produtor musical da Alecosta Produções Artísticas, também é um dos integrantes do coletivo Samba da Opinião, estudou no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí Doutor Carlos de Campos, onde aprimorou seus estudos em violão erudito, violão popular e guitarra – MPB e jazz.
Atua em formações de grupos de samba, afoxé, maracatu e MPB em cidades do estado de São Paulo. Os grupos e artistas envolvidos na gravação e produção do single têm vasta trajetória artística e reconhecimento na área musical.
Samba da Opinião
Fundado em 2017, o coletivo Samba da Opinião reúne sambistas da cidade de Ribeirão Preto com o objetivo de preservar e difundir o samba, suas matrizes afro-brasileiras, promovendo uma roda para exaltar as grandes referências do gênero, bem como cantar sambas próprios do coletivo.
Caneteando
O Caneteando nasceu em 2018 e é formado pelos músicos Thiago Peres (Padoca) e Thiago Grepi, ambos também são membros do Samba da Opinião em Ribeirão Preto. O grupo tem o objetivo de preservar e difundir o samba, além de apresentar suas novas composições autorais.
O Caneteando também busca produzir sambas autorais criados a partir de crônicas do dia a dia. Hoje, conta com cinco músicas distribuídas em todas as plataformas digitais, além de dois clipes no YouTube. “Visitar a Mangueira foi uma enorme emoção, impossível para um compositor não se inspirar”, diz Thiago Peres.
“É um lugar mágico! A comunidade é habitada por um povo muito hospitaleiro, fui absurdamente bem recebido e isso me fez me apaixonar ainda mais pela escola que sou torcedor desde criança. Brasão Verde e Rosa, é uma singela homenagem à essa escola que nos apresentou tantos mestres”, conta Thiago Peres.
Além de Bira Show da Mangueira, a produção do single “Brasão Verde e Rosa” conta também com a participação de outro artista carioca, o grafiteiro Rafael Pina, o Napi, autor de uma ilustração do mestre Cartola, localizada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, que se transformou na arte de divulgação da música.