Tribuna Ribeirão
Cultura

Artistas vão lançar tributo à Mangueira

FOTO: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

No próximo dia 28 de abril, os grupos Caneteando e Samba da Opinião e o músico Agrício Costa vão lançar, nas plataformas digitais, o single “Brasão Verde e Rosa”, com participação de Bira Show da Mangueira, filho de Padeiri­nho da Mangueira.

A música composta por Thiago Peres (Padoca), Agrí­cio Costa e Bira Show da Mangueira faz uma homena­gem à Escola de Samba Esta­ção Primeira de Mangueira, citando desde a importância das cores do seu pavilhão até a simplicidade e hospitalida­de dos moradores e integran­tes da comunidade.

“Na canção trazemos elementos fundamentais da Mangueira, citamos o manto sagrado com suas cores ver­de e rosa, o surdo de primei­ra que é uma característica mangueirense e saudamos uma das árvores do samba, que possui vários composito­res fundamentais para músi­ca brasileira em suas raízes”, detalha Agrício Costa.

Agrício Costa
Músico, cantor, compo­sitor e produtor musical da Alecosta Produções Artísti­cas, também é um dos inte­grantes do coletivo Samba da Opinião, estudou no Con­servatório Dramático e Mu­sical de Tatuí Doutor Carlos de Campos, onde aprimorou seus estudos em violão erudi­to, violão popular e guitarra – MPB e jazz.

Atua em formações de grupos de samba, afoxé, ma­racatu e MPB em cidades do estado de São Paulo. Os grupos e artistas envolvidos na gravação e produção do single têm vasta trajetória ar­tística e reconhecimento na área musical.

Samba da Opinião
Fundado em 2017, o cole­tivo Samba da Opinião reúne sambistas da cidade de Ribei­rão Preto com o objetivo de preservar e difundir o samba, suas matrizes afro-brasileiras, promovendo uma roda para exaltar as grandes referências do gênero, bem como cantar sambas próprios do coletivo.

Caneteando
O Caneteando nasceu em 2018 e é formado pelos mú­sicos Thiago Peres (Padoca) e Thiago Grepi, ambos tam­bém são membros do Samba da Opinião em Ribeirão Pre­to. O grupo tem o objetivo de preservar e difundir o samba, além de apresentar suas no­vas composições autorais.

O Caneteando também busca produzir sambas au­torais criados a partir de crônicas do dia a dia. Hoje, conta com cinco músicas dis­tribuídas em todas as plata­formas digitais, além de dois clipes no YouTube. “Visitar a Mangueira foi uma enorme emoção, impossível para um compositor não se inspirar”, diz Thiago Peres.

“É um lugar mágico! A co­munidade é habitada por um povo muito hospitaleiro, fui absurdamente bem recebido e isso me fez me apaixonar ain­da mais pela escola que sou torcedor desde criança. Bra­são Verde e Rosa, é uma sin­gela homenagem à essa esco­la que nos apresentou tantos mestres”, conta Thiago Peres.

Além de Bira Show da Mangueira, a produção do single “Brasão Verde e Rosa” conta também com a partici­pação de outro artista cario­ca, o grafiteiro Rafael Pina, o Napi, autor de uma ilustração do mestre Cartola, localizada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, que se transformou na arte de divulgação da música.

Postagens relacionadas

Edital “Cultura em Ação” recebe inscrições até 30 de setembro

Redação 2

Marvel volta às telas com ‘Viúva Negra’

Redação 1

Kleber Mendonça, Domenico de Masi e Projeto Utopias movimentam a FIL nesta sexta-feira (27)

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com