A USP Filarmônica realiza na próxima terça-feira, 26 de abril, às 20 horas, mais um concerto gratuito e aberto à população, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, com os solistas Felipe Rissatti (contratenor), formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), e Joel Gisiger (oboé), da Orequestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).
A apresentação será no Theatro Pedro II, pela série Concertos USP. O repertório contempla a “Marcha”, da segunda metade do século XVIII, de Francisco Gomes da Rocha (1745-1808), bem como o “Concerto para oboé e orquestra em dó maior” e ária “Va lérror mio palesta”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
Com aproximadamente 50 minutos de duração, o concerto conta ainda com releituras da antiguidade, tais como “Lamento”, de Qu Yuan (poeta chinês dos séculos IV-III a.C), e ainda “Lugete, o Veneres Cupidinesque, et quantum est hominum venustiorum”, de Caio Valério Catulo (poeta romano do século I a.C.) e como encerramento, a “Abertura em ré maior”, de José Maurício Nunes Garcia (1767- 1830), mestre de capela da orquestra de João VI no Rio de Janeiro.
Na ocasião, será lançado o livro “Poéticas do agora” (2022), numa organização de Márcio Barreto, comemorativo ao centenário de nascimento de Gilberto Mendes (Santos, 1922-2016), publicado pela editora Imaginário Coletivo, de Santos. O livro conta com capítulos escritos pelos ribeirão-pretanos Rubens Russomanno Ricciardi e Lucas Eduardo da Silva Galon, além de Júlio Medaglia, Livio Tragtenberg, Antonio Eduardo, Camila Fresca, Jean Goldenbaum e Márcio Barreto.
Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem impressão de ingressos nem convites. O mesmo repertório será executado na quarta-feira (27), às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal de São Carlos, no dia do Concerto, a partir das 19h30.
A série Concertos USP é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Porém, por causa da covid-19, vai disponibilizar cerca de 1.000 poltronas.
O telefone para mais informações: (16) 3977-8111. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional. Para acessar o local será exigido o comprovante vacinal completo ou teste negativo (PCR 48 horas ou antígeno 24 horas). O comprovante pode ser físico, carteira de vacinação ou digital, pelo aplicativo Conecte SUS.