Tribuna Ribeirão
Saúde

Indicação pede novo HC em RP

ALFREDO RISK

A deputada estadual Ma­ria Izabel Azevedo Noronha, a Professora Bebel (PT), apre­sentou, à Assembleia Legis­lativa de São Paulo (Alesp), indicação ao governador Ro­drigo Garcia (PSDB) pedin­do a implementação de uma nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ri­beirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRP/ USP) na cidade.

Em 12 de abril, o prefei­to Duarte Nogueira (PSDB) havia encaminhado o pedi­do a Garcia, medida que foi noticiada pelo Tribuna no dia 13. A deputada usou a matéria publicada no jor­nal para justificar o pedido. Atualmente, a Unidade de Emergência atende na rua Bernardino de Campos, na região Central da cidade.

Inaugurado em 1956, o HC Centro é uma unidade especializada em urgências e emergências desde 1970, após a construção da segun­da unidade no campus da USP, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste. Em 2002, a UE operava com 162 leitos e, hoje, 20 anos depois, o nú­mero subiu para apenas 176. Sessenta por cento dos aten­dimentos são de Ribeirão Preto e 40% da macrorregião.

Além de ser sede das Re­des Regionais de Atenção à Saúde, composta pelos De­partamentos Regionais de Saúde (DRS’s) de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca, a UE fica na cida­de mais populosa da região, com 720.116 habitantes. “Por ser a cidade central das re­gionais, permite também a implantação do transporte aeromédico (helicóptero) de emergências na região”, diz Duarte Nogueira no ofício enviado a Garcia.

O projeto ainda contem­pla a proposta de área em que pode ser construído o novo hospital, pertencente ao go­verno do Estado, localizada próximo ao 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII) de Ribeirão Preto. Tem área total aproximada de 111.156 metros quadrados e fica entre as avenidas Independência e Adelmo Perdizza.

Com 956 funcionários, o hospital realiza cirurgias e aten­dimentos de pacientes graves e crônicos como em casos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), infartos e traumas, e, em alguns casos, é a principal referência em exames como tomografias computadorizadas, hemodinâmicas e procedimen­tos vasculares. Junto ao ofício enviado a Rodrigo Garcia por Nogueira também consta a proposta do projeto de cons­trução da nova unidade.

Tem dimensões de oito a dez vezes maiores do que as atuais. O documento é assi­nado também por professo­res da USP de Ribeirão Preto. Entre eles estão o superinten­dente do HCFMRP, Benedito Carlos Maciel, os diretores, Antonio Pazin Filho, Carlos Henrique Miranda, José Pau­lo Pintya, Maurício Godinho e o ex-secretário municipal de Saúde e atual chefe da Di­visão de Cirurgia de Urgência do HC, Sandro Scarpelini.

Postagens relacionadas

Doação de sangue cai e ameaça tratamentos

William Teodoro

SUS oferece novo medicamento contra anemia

Redação 2

Agendamento para vacinação contra Covid – 3ª DOSE, EM PESSOAS MAIORES DE 18 ANOS VACINADAS ATÉ 2/07, será aberto nesta quarta-feira, 1º de dezembro de 2021

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com