Tribuna Ribeirão
Geral

Alistamento – TSE registra recorde de eleitores de 15 a 18 anos

© Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após identificar o menor nível de participação de adoles­centes no processo eleitoral das últimas três décadas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a registrar um aumento no nú­mero de jovens interessados em votar no pleito deste ano. Se­gundo dados de março, o nú­mero de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em re­lação às duas últimas eleições gerais no país.

De janeiro a março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos elei­tores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respec­tivamente. As novas emissões ocorrem em meio a uma cam­panha de mobilização promo­vida pela Justiça Eleitoral nas re­des sociais. Celebridades como Anitta, Zeca Pagodinho, Whin­dersson Nunes, Juliette e tam­bém internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo, participaram do chamamento.

De acordo com as estatísti­cas, até janeiro deste ano, o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 16 a 17 anos de idade. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, o voto é facultativo. Em 2022, o cadastro eleitoral segui­rá aberto até o próximo dia 4 de maio, data-limite para que o eleitor solicite o título, transfira o domicílio eleitoral e regulari­ze eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Postagens relacionadas

Segunda Superlua de agosto em RP

William Teodoro

Ministro do STF manda revista e site excluírem reportagem

Redação 1

Fontes de receita, eventos em SP voltam com restrições

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com