Por: Adalberto Luque
Polícia Civil conseguiu identificar autor da pintura considerada crime
graças a imagens de câmeras de segurança
Um homem pintou uma suástica, símbolo do nazismo, em uma rua do Jardim Califórnia, zona Sul de Ribeirão Preto, na noite de quarta-feira (20). A denúncia foi feita por uma advogada judia à Central de Polícia Judiciária (CPJ) Integrada.
O delegado Ricardo Turra determinou que as investigações se iniciassem imediatamente para identificar o autor da pintura. A lei federal antirracismo (Lei 7.716, de 1989) afirma que é crime “veicular símbolos” do nazismo “para fins de divulgação”. Em caso de condenação, a pena é de multa e prisão de dois a cinco anos.
De acordo com a Agência Senado, a mesma lei enquadra como criminosas as pessoas que produzem, vendem ou distribuem material que contenha símbolos nazistas e também as que utilizam publicações e meios de comunicação para disseminar as ideias do nazismo. Diversos países têm leis semelhantes.
O homem foi identificado graças a imagens de câmeras de segurança nesta quinta-feira (21). Conduzido à CPJ Integrada, disse ao delegado que tinha feito a pintura de um muro próximo e usou a tinta restante para pintar o símbolo do nazismo na rua, alegando estar revoltado com alguns vizinhos.
Coincidência ou não, no dia em que pintou a suástica, era aniversário de nascimento de Adolf Hitler, que disseminou o nazismo, regime que matou milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.
Ele acabou indiciado e o delegado não descartou que possa ser preso no decorrer das investigações. Mas, a princípio, não foi constatada sua participação em movimentos pró-nazismo. Ainda nesta quinta-feira (21), o homem fez nova pintura sobre o símbolo para ocultar a suástica.