Tribuna Ribeirão
Saúde

Banco de Sangue convoca doadores

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Neste feriado da Incon­fidência Mineira, o popular “Dia de Tiradentes” – home­nageia José Joaquim da Silva Xavier (1746-1792) –, cele­brado nesta quinta-feira, 21 de abril, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto estará fecha­do. Porém, isso não é motivo para as pessoas deixarem de doar, já que nos demais dias estará funcionando normal­mente, recebendo os doadores que se disponibilizarem a en­trar numa grande corrente do bem pela vida.

A instituição alerta que nes­ses períodos de feriados prolon­gados há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois muitos doadores programam seu lazer ou vão viajar, esque­cendo-se de colocar a doação de sangue como prioridade. “O ideal é doar antes de via­jar”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue.

“Já aqueles que ficam na cidade, podem fazer a doação nos dias posteriores ao feriado, o procedimento é muito rápi­do, dura aproximadamente 40 minutos e ainda sobra tempo para programar diversas ativi­dades ao longo do dia”, explica o líder de captação.

Atualmente, todos os tipos sanguíneos são necessários, porém os da tipagem O e A positivo e negativo são os que mais estão em falta. Por isso, o apelo é para que os doado­res compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto solidário que pode salvar até quatro vidas.

Entre outros, um dos re­quisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter fei­to uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimen­tos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresenta­ram sintomas da doença, mes­mo nos casos leves ou mode­rados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão conside­radas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnósti­co positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assinto­máticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para do­ação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam proce­dentes de países com casos de covid-19.

O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocai­úva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue, atendendo de segunda a sába­do, das sete às 18 horas.

Para quem quiser doar ao Hemocentro de Ribeirão Preto, basta comparecer ao campus da Universidade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro. Se preferir pode agen­dar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br.

O Banco de Sangue de Ser­tãozinho fica na rua Epitácio Pessoa nº 1.401, Centro. Mais informações pelos telefones (16) 3942-3404 ou 98169-0001. O Hemocentro abastece cinco hospitais de Ribeirão Preto, além de 40 cidades da região.

Postagens relacionadas

Após pico da Ômicron, aumentar vacinação pode bloquear coronavírus

William Teodoro

Governo Federal destina R$ 87 milhões ao acolhimento de dependentes em comunidades terapêuticas

Redação 1

UBS da Vila Albertina – Pacientes reclamam de falta de ginecologista

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com